Carreira

Pessoas cínicas ganham menos dinheiro, diz pesquisa

Pesquisa analisou o grau de cinismo de entrevistados e seus salários e concluiu que os mais cínicos ganham menos


	Homem cruza os dedos: Pesquisadores alemães estudaram a relação entre o grau de cinismo e o salário de 1,5 mil pessoas
 (Thinkstock/nito100)

Homem cruza os dedos: Pesquisadores alemães estudaram a relação entre o grau de cinismo e o salário de 1,5 mil pessoas (Thinkstock/nito100)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2015 às 23h11.

São Paulo - Você acredita que a maioria das pessoas mente para se dar bem? Ou que agem de forma injusta para levar a melhor? Portanto, melhor não confiar em ninguém, certo? Bem, se você concorda com tudo isso, a ciência tem um conselho: pare.

É que pesquisadores alemães descobriram uma relação entre desconfiança e salários. Eles analisaram questionários respondidos por 1,5 mil pessoas, que mostravam o grau de cinismo delas, e a renda mensal relatada por eles anos depois. E quanto mais cínicos os participantes, menos dinheiro eles ganhavam.

Numa segunda etapa, compararam a renda de 16 mil alemães. Todos completaram um questionário semelhante ao anterior. Mais uma vez, as pessoas menos desconfiadas levavam a melhor: ganhavam, em média, 300 dólares por mês a mais que os outros.

Isso porque os cínicos, cheios de medo de serem passados para trás, acabam cooperando menos – e pedindo menos ajuda aos outros. Aí, além de se queimarem com os colegas, os resultados do trabalho podem sair pior.

Pegou a dica?

Acompanhe tudo sobre:ascensao-profissionalcarreira-e-salarios

Mais de Carreira

7 profissões para quem gosta de moda sustentável

Como responder 'Como você lida com a crítica construtiva?' na entrevista de emprego

7 dicas para aumentar sua produtividade no home office

Como usar a técnica de pensamento visual para resolver problemas complexos