Exame Logo

Os locais de trabalho incríveis de 15 pessoas de sucesso

De um divã para sonecas no expediente passando por mesas sem cadeiras até reuniões com caminhadas: veja onde pessoas como Ariana Huffington e Richard Branson trabalham

Onde as ideias acontecem (Divulgação/LinkedIn)

Talita Abrantes

Publicado em 19 de abril de 2013 às 18h21.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h45.

São Paulo - Mais do que o simples lugar onde você passa a sua vida durante cerca de 40 horas semanais, a sua mesa e ambiente de trabalho influenciam  a maneira como você entrega seus resultados, soluciona problemas e, de certa forma, se comporta.E não é só isso: ele também pode falar muito sobre a sua reputação profissional. Pensando nisso, o LinkedIn lançou uma série de depoimentos sobre os locais de trabalho de 50 pessoas influentes em suas respectivas áreas de atuação. Do aquário de Ariana Huffington passando pela mesa de 30 anos do CEO da BP Capital até o divã de um professor da universidade de Duke, confira onde as ideias (e o suor) de profissionais bem sucedidos acontecem.window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 2. Ariana Huffington: transparência e muitos livros

    2 /17(Divulgação/LinkedIn)

  • Veja também

    Quem é? Ariana Huffington é presidente e editora-chefe do grupo de media Huffington Post.

    Conceito de local de trabalho: “As coisas se acumulam. Como você pode ver, eu mantenho alguns livros”, afirma ao LinkedIn. A sala fica no meio da redação da Huffington Post em Nova York e tem uma vista para Broadway. “É tudo por transparência. Eu posso ver lá fora e todos podem ver aqui dentro”, diz.

    Local de trabalho dos sonhos: um local limpo e organizado
  • 3. Richard Branson: uma ilha cheia de gente

    3 /17(Divulgação/LinkedIn)

  • Quem é? Richard Branson é o fundador do Grupo Virgin

    Conceito de local de trabalho: Para Branson, é essencial estar rodeado de pessoas. “Nunca gostei de me trancar em um escritório isolado ou passar longos períodos sozinho trabalhando em planos”, afirmou ao LinkedIn.

    A ilha Necker, que pertence a ele e fica nas Ilhas Virgens, é o principal local de trabalho do executivo. Na foto, ele aparece em uma reunião com jovens empreendedores durante um evento na ilha privada.

    “Trabalho não precisa sempre significar reuniões agendadas e processos oficiais. Muitas das melhores ideias vêm do improviso, de conversas como as que aconteceram nesta foto”, afirmou.

    Local de trabalho dos sonhos: “Não existe uma diferença real entre trabalho e diversão (...). Então, seu local de trabalho pode ser em qualquer lugar, não importa o que você esteja fazendo”, disse ao LinkedIn.
  • 4. Jeff Weiner: reuniões durante caminhadas

    4 /17(LinkedIn)

    Quem é? Jeff Weiner é o CEO do LinkedIn

    Conceito: Cansado de ficar sentado (e enclausurado) o dia todo, Weiner decidiu aderir à proposta de um colega e começou a fazer reuniões enquanto caminha ao ar livre pelos arredores da sede da empresa, em Mountain View, na Califórnia (como se vê na foto).  Além de solucionar o problema de disputa por espaço na agenda das salas de reuniões, segundo ele, o formato de reuniões elimina distrações e traz benefícios físicos. “É ‘energizante’ ficar fora para uma caminhada de 30 minutos algumas vezes ao dia”, disse.

    Local de trabalho dos sonhos: Mais reuniões deste tipo, além de "mais ar fresco, luz solar e menos paredes".
  • 5. Michael Fertik: trabalho tem que ser feito em pé

    5 /17(LinkedIn)

    Quem é? Michael Fertik é o CEO e dono do site Reputation.com

    Conceito de local de trabalho: A cadeira está quase aposentada. Na sua sala, Fertik, geralmente fica em pé. “Está provado: sem uma cadeira, eu fico duas vezes mais propenso a caminhar e conversar com as pessoas”, afirmou ao LinkedIn. Da mesma forma, segundo levantamento dele, os colegas de trabalho também ficam quatro vezes mais propensos a “interrompê-lo” quando ele trabalha em pé. Em outros termos, a estratégia o torna mais acessível aos funcionários. Nada mal. Local de trabalho dos sonhos: “Gostaria de ter mais coisas nas minhas paredes. Há post-its gigantes ao nível do chão onde meu filho mais novo desenha quando me visita. (...) Mas quase não há nada na altura dos olhos dos adultos”, afirmou.
  • 6. Dan Ariely: um expediente surpreendente e um divã para soneca

    6 /17(LinkedIn)

    Quem é? Dan Ariely é professor da Universidade de Duke, especialista em comportamento econômico e autor do livro “The Upside of Irrationality". Conceito de local de trabalho: Para driblar o tédio, Ariely gosta de ter muitas possibilidades durante o expediente. “Eu amo as formas, as cores e o movimento constante: nunca olho para a mesma configuração mais de uma vez”, afirmou ao LinkedIn.“São surpresas que eu tento injetar ao meu trabalho diário”.Há duas mesas: uma para trabalhar em pé, outra para trabalhar sentado. Há diferentes tipos de cadeira. Entre elas, um divã que tem o propósito de auxiliar Ariely a encarar os minutos dedicados à soneca durante o expediente. Local de trabalho dos sonhos: passar mais tempo neste laboratóriowindow.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 7. Aaron Hurst: inspiração nos quatro cantos da sala

    7 /17(LinkedIn)

    Quem é? Aaron Hust é o fundador da Fundação Taproot, que reúne profissionais de diversos setores para criar infraestrutura para ONGs

    Conceito: Na imagem ao lado é possível ver três facetas da sala de Hurst: a parede vidro (esquerda) que o conecta com a dinâmica da equipe, os dois monitores da mesa de trabalho dele (ao centro) e um quadro com a frase “do it pro bono” (um dos lemas da fundação), além da vista para a cidade de Nova York que o faz lembrar diariamente sobre os profissionais que ainda precisa alcançar. Os dois monitores, segundo ele, são inspiração de um conceito de eficiência de Bill Gates.
  • 8. Herb Greenberg: no meio do barulho de uma redação

    8 /17(LinkedIn)

    Quem é? Herb Greenberg é um comentarista sênior do mercado financeiro na rede de TV americana CNBC Conceito: Quatro computadores e uma televisão. Tudo isso em apenas uma mesa. Uma tela devotada apenas às oscilações do mercado financeiro. Outra exclusiva para e-mail. As outras duas para navegar pela internet, em infinitas janelas. A vista da frente é para a redação, a de trás, para o estúdio onde as gravações ao vivo acontecem. “Sou conhecido por gritar no meio de uma transmissão se eu discordo de algo que alguém disse”, brinca. O ambiente é barulhento e embora, por vezes, sinta falta do silêncio que trabalhar em casa traz, Greenberg afirma que estar no meio da redação propicia “o rápido compartilhamento de ideias” necessário para um veículo focado em tempo real.

    Local de trabalho dos sonhos: uma mesa com uma vistawindow.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 9. Gijs van Wulfen: um lugar aconchegante

    9 /17(LinkedIn)

    Quem é? Gijs van Wulfené o criador do método de inovação FORTH Conceito: A proposta é fazer com que qualquer pessoa se sinta confortável ao entrar no escritório. “O carpete colorido no chão lembra uma sala de estar. Isso ajuda eu e as pessoas com quem eu trabalho a ficar relaxados”, disse. Local de trabalho dos sonhos: “Sentir-se em casa ajuda você a ter um contato real com os outros e ter as melhores ideias”.  window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 10. T. Boone Pickens: 30 anos de negócios na mesma mesa

    10 /17(LinkedIn)

    Quem é? T. Boone Pickens é o fundador e CEO da BP Capital e TBP Investments Management

    Conceito: O CEO da BP Capital tem esta mesa há mais de trinta anos. “Muitos negócios foram feitos aqui”, afirmou ao LinkedIn. Atrás dele, na foto, está um terminal da Bloomberg. “Eu ganhei – e perdi – milhões de dólares vendo esta tela”.

    Objetivo futuro: “Você está vendo uma mesa muito bagunçada. Preciso gastar outro fim de semana aqui organizando e limpando”.
  • 11. Jeff Jordan: decoração autêntica

    11 /17(LinkedIn)

    Quem é? Jeff Jordané um dos sócios da empresa de investimentos Andreessen Horowitz Conceito: “Eu amo luz e cor”, disse. Quase todos os trabalhos artísticos e objetos de decoração são da loja eletrônica Fab.com.
  • 12. Steve Rubel: tão minimalista que pensam que ninguém usa

    12 /17(LinkedIn)

    Quem é? Steve Rubel é o vice-presidente executivo de estratégias e insights globais da Edelman

    Conceito: “A primeira coisa que os visitantes percebem é que parece que ninguém usa a minha baia. Quando viajo, pensam que o espaço está vazio”, afirmou ao LinkedIn. “Tento trabalhar com clareza, simplicidade e portabilidade. Tanto meus espaços físicos quanto virtuais tendem a refletir este ethos”.
  • 13. Craig Newmark: os Simpsons são os únicos a quebrar o minimalismo

    13 /17(LinkedIn)

    Quem é? Craig Newmark é o fundador do Craigslist Conceito: Minimalista, Newmark tem apenas dois objetos de decoração em sua mesa: um boneco do Homer Simpson e outro do Vovô Simpson. A vista da janela dá para uma floresta onde é possível ver pássaros e esquilos. Local de trabalho dos sonhos: Ele gostaria que as visitas dos pássaros e esquilos fossem mais frequentes
  • 14. Michael Moritz: whisky e chocolate amargo no trabalho

    14 /17(LinkedIn)

    Quem é? Michael Moritz: é o chairman da Sequoia Capital

    Conceito: A mesa de trabalho de Moritz abriga aquilo que ele rotula como itens vitais para a vida: dois computadores, um celular, uma pequena garrafa de whisky “para uma surpresa ruim”, chocolate amargo, água e um par de relógios analógicos “para lembrar que nosso negócio tem tanto relação com arte quanto com ciência”. O escritório é do tipo aberto, sem paredes ou portas.

    Local de trabalho dos sonhos: Que cada um tivesse um luxo - um gancho para pendurar casacos. window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 15. James Citrin: caminha quase 5 km durante o expediente

    15 /17(LinkedIn)

    Quem é? James Citrin é diretor sênior da Spencer Stuart Conceito: Citrin é outro executivo que aderiu não só à ideia de mesa sem cadeiras, mas colocou uma esteira no meio do escritório para caminhar enquanto trabalha. Por dia, ele caminha cerca de 5 quilômetros. Nas paredes e na mesa de canto, o executivo tem fotos com personalidades como Colin Powell e Bono, além é, claro, de fotos de família.window.onload = function(){window.parent.CKEDITOR._["contentDomReadypicture_body"]( window );}
  • 16. Dharmesh Shah: a loteria da mesa

    16 /17(LinkedIn)

    Quem é? Dharmesh Shah é o fundador e CTO do HubSpot Conceito: Exceto para a equipe financeira, ninguém tem salas privadas no HubSpot. Nem mesmo uma mesa de trabalho para chamar de sua por mais de três meses. Após este período, acontece o que eles chamam de Loteria do Escritório, quando são sorteados os locais onde cada um irá trabalhar no próximo trimestre. A regra vale também para os executivos da empresa. Shah, no entanto, usa uma espécie de lounge dentro da companhia para trabalhar (foto).
  • 17. Agora, veja as empresas com os funcionários mais felizes

    17 /17(GettyImages)

  • Acompanhe tudo sobre:Capacidade de concentraçãocarreira-e-salariosComportamento

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame