Os concursos públicos que serão mais cobiçados em 2014
Áreas judiciária e de segurança pública são destaque nos concursos públicos deste ano. Receita Federal também tem seleção muito esperada segundo especialistas
Camila Pati
Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 08h10.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h20.
São Paulo - Tudo indica que 2014 será agitado para os concurseiros. “Vai ser um ano similar a 2013 em termos de oferta de vagas em concursos públicos ”, diz Marcelo Hugo da Rocha, autor da Saraiva e coordenador-geral do curso Retorno Jurídico. Uma prova disso é o número de vagas previstas no projeto de lei orçamentária da União: ao todo, 50 mil oportunidades, segundo Alexandre Lopes, sócio do Curso Maxx. De acordo com ele, carreiras ligadas a área judiciária e de segurança pública são as oportunidades que devem aparecer em maior número. “O Estado está sendo aparelhado para atender as demandas do seu próprio crescimento e há também demandas específicas”. Confira as apostas de três especialistas em relação aos concursos públicos previstos que serão mais cobiçados (e disputados) neste ano:
Em fevereiro, candidatos disputam 566 oportunidades administrativas na Polícia Federal. O concurso encerrou inscrições no dia 23 de dezembro. “Mas ainda há previsão para concurso de agente, escrivão e delegado”, diz o professor de técnicas de estudo da Central de Concursos, Adalberto Pinto. Alexandre Lopes, sócio do Curso Maxx, e Marcelo Hugo da Rocha, autor da saraiva e coordenador-geral do curso Retorno Jurídico também citam o concurso previsto da Polícia Federal, como um dos mais cobiçados. A PF aguarda autorização para 600 vagas de agente, 450 oportunidades para escrivão e 150 para delegado. Salário de escrivão chega a 5,5 mil reais e para delegado é de mais de 14 mil reais.
O ano de 2014 também têm boas oportunidades nas policias civis. “O grande viés dos concursos de 2014 fica com a área de segurança pública”, diz Alexandre Lopes, sócio do curso Maxx. Estão previstos concursos com 517 oportunidades no Distrito Federal, 850 vagas no Rio de Janeiro e 367 vagas em Tocantins. No DF e em Tocantins serão selecionados delegados. Trezentos no Distrito Federal e 97 em Tocantins. “As carreiras de delegado têm sido fortalecidas com a busca de remuneração próxima a delegados da PF. Ainda não são todos os estados que remuneram bem mas esta é uma tendência”, diz Lopes. Em São Paulo, até o dia 24 de janeiro estão abertas as inscrições para o concurso público que vai selecionar 129 delegados. A remuneração é de 8.038,99 para jornada de 40 horas, já incluso o adicional de insalubridade de 522,97 reais.
Informações e inscrições para o concurso de SP: s ite da Vunesp
Informações e inscrições para o concurso de SP: s ite da Vunesp
Alexandre Lopes, do curso Maxx, e o professor e autor Marcelo Hugo da Rocha destacam as previsões de concursos para defensores públicos. “O entendimento da sociedade no que diz respeito à luta por direitos e proteção tem ampliado a demanda por profissionais nas defensorias. O movimento de melhora da remuneração é nítido ao longo dos últimos 10 anos”, diz Lopes. Estão previstos concursos nas defensorias dos estados do Amapá, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Devem surgir oportunidades para defensores e também para analistas e técnicos. Marcelo Hugo da Rocha também diz que a previsão de concurso no Rio Grande Sul está agitando os concurseiros da área jurídica. E segundo ele, a Defensoria Pública da União e de Goiás também devem abrir oportunidades.
“Receita Federal, na área fiscal, apresenta as carreiras mais cobiçadas no serviço público e tem previsão de concurso para 2014”, diz Alexandre Lopes. Segundo ele, entre os concursos que exigem nível superior em qualquer área de formação este é o mais atraente, em termos de salário. “É concurso para mil vagas, as empresas preparatórias de carreiras fiscais estão trabalhando em cima desta previsão”, diz o professor e autor Marcelo Hugo da Rocha, lembrando que a última seleção ocorreu em 2012. A previsão, diz o professor da Central de Concursos, é que o concurso de auditor e analista tributário da Receita seja um dos mais cobiçados deste ano já que os salários variam entre 7 mil e 14 mil reais
Ao todo estão previstas 1.365 oportunidades no ministério do Trabalho e Emprego. Para auditor fiscal do trabalho, o cargo mais cobiçado pelos concurseiros de nível superior, estão previstas 500 vagas e o salário é de mais de 14 mil reais. Além disso, há 35 oportunidades para contadores e outras 415 para agente administrativo, cargo de nível médio. Para este concurso as inscrições começam na quarta-feira dia 15 de janeiro e vão até o dia 3 de fevereiro. As remunerações são de 2.573,22 reais para agente e de 3.981,43 reais para contadores. No site do Cespe, ogranizador do concurso, há mais informações.
Outra agência reguladora que deve abrir oportunidades é a Agência Nacional de Transporte Aquaviário ( Antaq). Devem ser oferecidas mais 200 oportunidades para cargos de nível médio e superior. O último concurso da Antaq aconteceu em 2009. Os salários são atraentes. Para quem tem nível superior, as vagas são para especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários e analistas administrativos, com vencimentos de até 10,3 mil reais. Os cargos de técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários e de técnico administrativo têm salários na casa dos 5 mil reais.
Mais lidas
Mais de Carreira
Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para terEstas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na listaComo usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida