Os CEOs (bilionários) que receberam US$ 1 de salário fixo em 2011
No ano passado, os salários dos presidentes das 500 maiores empresas americanas cresceram 16% com relação ao ano anterior
Talita Abrantes
Publicado em 6 de abril de 2012 às 12h18.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.
São Paulo - Em tempos de pacotes de remuneração de tirar o fôlego mirabolantes, a ideia de ganhar apenas 1 dólar como salário fixo parece absurda para muitos brasileiros por aí. Mas é exatamente este valor que os presidentes de empresas como Google e HP receberam no ano passado, segundo levantamento da Forbes. Mas não é preciso ter pena deles. A remuneração simbólica é compensada por um competitivo pacote de remuneração variável, que inclui ações e bônus de acordo com os resultados da empresa. Clica nas fotos acima para conferir quem foram os CEOs já bilionários que receberam 1 dólar de salário no ano passado, mas que nadaram em dinheiro por causa da remuneração variável.
O CEO da companhia energética Kinder Morgan Richard D. Kinder também aceitou receber apenas 1 dólar de salário fixo no ano passado. Mesmo assim, fechou o ano fiscal com mais de 60 milhões de dólares de salário no bolso - provenientes de ações da companhia.
O CEO e fundador da Orcale, Larry Ellison também aceitou receber o valor simbólico de 1 dólar de salário anual. Mesmo assim, fechou 2011 com 14,8 milhões de dólares em remuneração. Em 2010, no ano passado, Ellison ficou com a terceira posição entre os executivos mais bem pagos dos Estados Unidos. Ao todo, ele recebeu 61,9 milhões de dólares apenas com ações. Outros 6,4 milhões foram referentes a bônus. Quando morrer, seu desejo é que 95% de sua fortuna seja doada para caridade.
Meg Whtiman assumiu o comando da HP em setembro passado com a missão de reerguer uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Sob a batuta do seu antecessor, as ações da companhia caíram 40%. A ex-CEO do eBay recebeu, fora o 1 dólar de salário fixo, mais 2,7 milhões de dólares em bônus.
Em 2011, Larry Page assumiu o posto deixado por Eric Schimidt. Desde 2005, o atual CEO recebe o módico salário de 1 dólar. A remuneração fica por conta, portanto, da bonificação e opções de ações. Só em ações da companhia, o executivo etém 16,2 bilhões de dólares.
Mais lidas
Mais de Carreira
O segredo para unir marketing e vendas (e tomar decisões que realmente funcionam)Black Friday: EXAME libera maratona de aulas sobre inteligência artificial com 90% de descontoRedes sociais: conheça 8 dicas para transformar o seu perfil no melhor cartão de visitasDo esporte para o cacau: a trajetória ousada do CEO da Dengo Chocolates