Carreira

Instituto de Pesquisas Eldorado aposta em jornada flexível

Clima informal e flexibilidade de horários agradam os jovens funcionários do centro de pesquisas

Sede do Instituto Eldorado de Pesquisa (Divulgação)

Sede do Instituto Eldorado de Pesquisa (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2013 às 11h00.

Campinas (SP) - São Paulo - O fato de estar dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, ajuda. Mas mesmo que a sede do Instituto de Pesquisas Eldorado ficasse em outro lugar, qualquer visitante que chegasse ali poderia achar que está numa universidade, e não em um ambiente corporativo.

Os corredores amplos, as muitas salas de aula, a biblioteca ao lado da recepção e a quantidade de jovens circulando por lá revelam um local em que se concilia trabalho e estudo. O Instituto Eldorado realiza serviços e projetos de pesquisas relacionados a processos e tecnologia.

"O Instituto é um lugar ótimo para aprender. Sempre tive alguém por perto para me ajudar", diz um jovem funcionário. A palavra de ordem por lá é flexibilidade, o que permite aos empregados se dividir entre o expediente e os estudos. "É muito vantajoso não ter problema para sair, assistir às aulas e voltar para a empresa", afirma um funcionário.

E também está tudo bem se alguém quiser fazer um almoço mais longo ou sair à tarde para buscar a mãe no aeroporto. É só combinar com o chefe — afinal, o regime de compensação de banco de horas está aí para isso.

"Aqui, eles aplicam o que falam", diz um empregado. Isso permite ao time trabalhar tranquilamente e com mais vontade. Além da flexibilidade nos horários e na organização das tarefas, os jovens também elogiam a abertura para se posicionar diante de qualquer assunto, até mesmo com a alta direção.

O Instituto realiza reuniões frequentes com a diretoria e 15 funcionários para que possam conversar sobre a empresa e sugerir melhorias. Num desses encontros, o grupo reivindicou o uso de bermuda pelos homens no Instituto — o que foi permitido às sextas-feiras. Os empregados também podem votar sobre os equipamentos e o mobiliário que constam no espaço de convivência em construção no local.

A empresa que administrava o restaurante foi trocada devido às reclamações constantes sobre a comida. Foi por esse conjunto de características que o Instituto de Pesquisas Eldorado recebeu o destaque em Qualidade de Vida.

"O clima de trabalho que temos aqui não se encontra em lugar nenhum, por isso hoje conseguimos atrair e reter os jovens", diz Norberto Marim, gerente executivo de planejamento organizacional do Instituto.  

Ponto(s) positivo(s) Ponto(s) negativo(s)
O plano de saúde e os convênios com restaurantes, academias, lojas e supermercados que dão descontos são elogiados, assim como a abertura para falar com os chefes sobre todos os assuntos, até dilemas pessoais. Os jovens reclamam que faltam informações sobre plano de carreira e o que fazer para crescer na empresa ao longo dos anos. Os salários também poderiam ser melhores.
Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemEdição 180Instituto de Pesquisa EldoradoMelhores Empresas para Começar a CarreiraMercado de trabalho

Mais de Carreira

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho