Carreira

Inscrição para diplomata acaba hoje, veja simulado

Concurso para carreira de diplomata tem 18 vagas e salário de R$ 14,2 mil. Confira simulado feito pela equipe do Curso Clio, preparatório especializado no tema

Visão de um globo em uma praça (Getty Images)

Visão de um globo em uma praça (Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 3 de março de 2014 às 09h30.

São Paulo – Hoje é o último dia de inscrições para o concurso de admissão à carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. O salário inicial é de R$ 14.290,72 e são 18 vagas, sendo que uma é reservada para candidatos com deficiência.

Para participar é preciso ter concluído graduação de nível superior em qualquer área. A inscrição é feita pelo site do Cespe, banca organizadora do concurso e a taxa é de 180 reais. 

A primeira fase está marcada para o dia 6 de abril. Neste dia, candidatos vão encarar 73 questões com quatro itens cada uma para decidir marcar certo ou errado.

Neste dia, acontecem as provas de português, inglês, política internacional, história mundial, noções de economia, direito e direito internacional público, história do Brasil e geografia.

O concurso ocorre em três fases. Na segunda etapa, há prova escrita de português. Na terceira fase ocorrem as provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, além das provas objetivas de francês e espanhol.

A seguir confira um simulado organizado pela equipe do Curso Clio, que é especializado para quem deseja seguir na carreira diplomática. São 7 questões de política internacional, 7 de história mundial, 4 de direito, 4 de economia e 4 de inglês:

//www.scribd.com/embeds/209785089/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-17xqjalhkibc6u78k2rk&show_recommendations=false

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosConcursosConcursos públicosSalários

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman