O metaverso é o futuro das redes sociais, além de também ser chamado por alguns especialistas de internet imersiva (MR.Cole_Photographer/Getty Images)
Beatriz Correia
Publicado em 5 de abril de 2022 às 19h45.
Última atualização em 20 de junho de 2022 às 13h36.
O Ibmec e a EXAME se uniram com o objetivo de formar pessoas para uma profissão que sofre com a falta de profissionais qualificados e, ao mesmo tempo, está sendo muito buscada por empresas como Google, Facebook e Microsoft. Dessa parceria nasceu o Master em Digital Manager e Metaverso, uma pós-graduação que vai formar o primeiro grande time de especialistas em metaverso.
Como é uma profissão nova e ainda desconhecida por muitas pessoas do mercado, o Ibmec e a EXAME liberaram as 4 primeiras aulas do Master de forma gratuita para que os interessados confiram se a especialização está de acordo com os próprios objetivos de carreira. Para participar das 4 aulas gratuitas do Master em Digital Manager e Metaverso, basta acessar a página do curso AQUI e se cadastrar.
Para entender toda a expectativa sobre o metaverso é preciso olhar para algumas décadas atrás, quando a internet surgiu. Em seu início, a internet era algo abstrato e, justamente por esse motivo, causava receio nas pessoas. Isso é comum em toda nova descoberta, mas elas também carregam o potencial de transformar a economia, os serviços, produtos e modelos de negócios.
Afinal, ninguém imaginava que com a internet surgiriam empresas como iFood, Uber, Airbnb, que mudariam nossa relação com os serviços de transporte, alimentação, moradia, comunicação e tantos outros setores.
Mas se fosse possível adivinhar quais tecnologias vão se tornar tão promissoras muitas pessoas gostariam de investir e lucrar com elas. Afinal, se você soubesse do sucesso que seria a internet nos dias de hoje, provavelmente teria investido nela há décadas atrás.
Acontece que o metaverso é exatamente essa oportunidade que tantos gostariam de ter. Ele nada mais é do que um novo formato de plataforma que serve para criação de aplicativos e ferramentas de interação social. É um ambiente virtual que simula o mundo real, onde as pessoas são representadas por seus avatares. Basicamente, é o futuro das redes sociais, além de também ser chamado por alguns especialistas de internet imersiva, que seria algo como uma nova era da internet.
O termo ficou muito conhecido no ano passado quando o Facebook decidiu mudar o nome da empresa para Meta, deixando claro que esse será o foco da empresa daqui pra frente. Além de mudar o nome da companhia, Mark Zuckerberg anunciou que vai investir 10 bilhões de dólares nos próximos anos para construir seu próprio ambiente no metaverso.
E o Facebook não é o único que aposta no sucesso dessa tecnologia. Bill Gates, fundador da Microsoft, disse que em até 3 anos praticamente todas as reuniões de negócios vão acontecer dentro do metaverso. Adidas, Nike e Dolce & Gabana são outros nomes que já apostam no sucesso da nova tecnologia.
No entanto, para aproveitar o potencial do metaverso é preciso ter profissionais que saibam trabalhar com a nova plataforma. As empresas correm em busca de pessoas que entendam e saibam lidar com o metaverso. Esses profissionais são chamados Digital Managers especializados em Metaverso.
O Digital Manager é um profissional fundamental para o processo de implementação do metaverso nas empresas, e há algumas diferentes formas de atuação:
Sua função principal é supervisionar todo o ciclo de vida de um produto digital, da concepção ao lançamento e até sua maturação, com correções de erros e ajustes de acordo com o feedback do público.
Por causa da alta demanda e da escassez de profissionais, os salários oferecidos para esse cargo ultrapassam os R$ 30 mil mensais. Outro ponto vantajoso para quem deseja se aventurar na área é que não é exigida nenhuma formação prévia específica para se tornar um Digital Manager especializado em Metaverso. Mas o fato é que não existem esses profissionais, e é por isso que a Ibmec e a EXAME decidiram produzir o Master em Digital Manager e Metaverso. Saiba mais sobre o curso aqui.
O Master terá as 4 primeiras aulas liberadas gratuitamente para quem quiser entender melhor se faz sentido entrar nesse universo. Nessas aulas gratuitas o aluno já sai sabendo:
Após as aulas gratuitas, o aluno é livre para decidir se quer ou não fazer o curso completo. Com mais de 90 horas só de atividades práticas, o Master em Digital Manager e Metaverso conta com professores renomados do Ibmec, além de 60 horas de atividades complementares com profissionais do mercado e mais 30 horas para o desenvolvimento de um MVP na prática.
Os módulos do curso são divididos da seguinte forma:
1. Gestão de Tecnologia
2. Realidade Virtual e Metaverso
3. Modelagens de Produtos (MVP)
4. Cripto Assets
PARTICIPE DAS 4 AULAS GRATUITAS E DESCUBRA SE O METAVERSO É IDEAL PARA VOCÊ