"Eu prefiro ter bitcoin do que ouro," diz bilionário. "Acho que tem mais valor"
Magnata dos esportes e jurado do Shark Tank vê guardar ouro como 'bobagem'
Redator da Faculdade Exame
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 14h37.
Apesar do bitcoin ser uma moeda relativamente nova, Mark Cuban -- jurado do Shark Tank americano e magnata dos esportes -- diz que muitos investidores tratam-na como se fosse uma das mais antigas: o ouro.
"O interesse em ouro não é baseado na oferta e demanda de jóias," disse Cuban, em uma entrevista com a Wired. "As pessoas veem-no como uma opção de emergência caso a bolsa caia ou algo ruim aconteça com a economia."
E muitos dos grandes investidores enxergam o Bitcoin da mesma forma: como um investimento que pode ser mantido e resgatado no futuro sem perder valor. Para o bilionário, em uma crise econômica real, a criptomoeda ainda tem vantagem sobre o metal.
"Muitos veem o Bitcoin como uma versão melhorada do ouro, e eu concordo com isso," conta.
Como o Bitcoin e o ouro mantém seu valor ao longo do tempo
Existe uma crença popular de que o ouro consiga reter seu valor mesmo em tempos turbulentos de hiperinflação. Mas, segundo o CNBC Make it, a realidade é um pouco diferente.
O exemplo usado por Cuban foi um eventual colapso do dólar americano. Neste cenário, barras de ouro podem, realmente, impedir que seus donos vão à falência. Mas, o que poucos consideram é que o ouro é pesado, fácil de roubar e difícil de ser trocado por comida ou outros serviços. Não é nada prático.
"O que você vai fazer quando precisar comprar algo? Me deixar cortar um pedacinho?" brincou.
Apesar de seu alto preço, bitcoin é portátil e muito mais fácil de usar para pequenas transações comerciais. Para Cuban, a criptomoeda poderia ser usada diariamente como dinheiro.
"É muito mais fácil de comprar e vender. Você pode fracioná-lo, comprar coisas e transferi-los internacionalmente," explica. "Então, eu acredito que o Bitcoin seja mais valioso do que ouro."
Especialistas compartilham a mesma visão pelo Bitcoin
Suze Orman, autora e consultora financeira, diz que compartilha a mesma visão de muitos de seus colegas: o Bitcoin vai valorizar.
"Conforme os jovens vão subindo na carreira e ganhando mais dinheiro, o Bitcoin será um de seus investimentos preferidos, o que vai fazer com que o preço da criptomoeda suba," explicou Orman, também ao CNBC Make it.
Ainda assim, o bitcoin é um investimento de alto risco, então, a recomendação especializada é sempre a mesma: invista apenas aquilo que você possa perder.
Quer investir em criptomoedas?
Mas, para quem quer investir em Bitcoin, a EXAME + Saint Paul têm a solução.
Para aqueles que desejam fazer parte do mercado financeiro – uma das áreas mais valorizadas e cobiçadas da atualidade –, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Mercado Financeiro , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para tornar-se um especialista estratégico preparado para ocupar cargos de alta liderança.
Durante o treinamento, os alunos irão aprender a transformar desafios complexos em resultados, minimizar perdas em um mercado volátil e transformar dados financeiros em insights práticos e lucrativos.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com um grande especialista sobre o tema), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
Os interessados devem se inscrever clicando aqui.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE MERCADO FINANCEIRO