Carreira

Governo anuncia 2,4 mil vagas em concursos públicos; total chega a 8 mil no ano

IBGE e Ministério da Gestão respondem por mais da metade das novas vagas de concurso

São 2,4 mil vagas de acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck (kali9/Getty Images)

São 2,4 mil vagas de acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck (kali9/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 18 de julho de 2023 às 13h05.

O governo Lula anunciou nesta terça-feira uma nova lista de concursos públicos para a contratação de servidores federais. São 2,4 mil vagas de acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O total é de 8 mil já anunciados este ano.

Com o anúncio das vagas, cada órgão vai lançar os editais específicos. A partir da autorização dos concursos, todos os órgãos têm o prazo de até seis meses para anunciarem edital e início das provas, segundo a pasta de Gestão.

Em junho, o governo havia anunciado 4.436 vagas para este ano em 20 órgãos. Com um impacto de R$ 735 milhões no orçamento anual. Naquele momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia cobrado vagas nas áreas de política social e meio ambiente

IBGE e Ministério da Gestão respondem por mais da metade das novas vagas de concurso

O IBGE e o Ministério da Gestão e Inovação respondem por mais da metade das novas vagas de concursos públicos anunciadas nesta terça-feira. Juntos, os dois órgãos vão abrir 1.395 postos de trabalho. O total de vagas para servidores federais anunciadas hoje foi de 2,4 mil, elevando para 8 mil as já anunciadas neste ano.

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, cada órgão vai lançar editais específicos. A partir da autorização dos concursos, todos eles têm o prazo de até seis meses para publicarem o edital e informarem o início das provas.

O IBGE e o Ministério da Gestão e Inovação respondem por mais da metade das novas vagas de concursos públicos anunciadas nesta terça-feira. Juntos, os dois órgãos vão abrir 1.395 postos de trabalho. No caso do IBGE, serão oferecidas 895 vagas. Em seguida, vem o Ministério da Inovação e Gestão, com 500 vagas.

Em junho, o governo havia anunciado 4.436 vagas para este ano em 20 órgãos. Com um impacto de R$ 735 milhões no Orçamento. Naquele momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia cobrado vagas nas áreas de política social e meio ambiente

Acompanhe tudo sobre:Concursos públicos

Mais de Carreira

‘Será revolucionário’: veja as previsões desse especialista para o futuro da IA no marketing digital

Educação técnica em SP: estado vai ampliar de 71,9 mil para 170 mil vagas no ensino técnico em 2025

“Eu sou um homem trans e também tenho preconceitos”, diz head de diversidade da B3

TSE altera calendário do Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral; veja datas

Mais na Exame