Fundação oferece bolsas exclusivas para brasileiros no MIT e em Columbia

As bolsas de estudo podem cobrir de 50% a até 100% dos custos estudantis e de permanência nos Estados Unidos

Para os brasileiros que sonham em estudar no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e na Universidade de Columbia, a Fundação Behring vai ajudar a realizá-lo: eles oferecem bolsas de estudo exclusivas para estudantes do Brasil aprovados nas duas instituições.

E os alunos não precisam passar por um processo de seleção para as bolsas. Todos os aprovados nas universidades já serão considerados e encaminhados para recebê-las. Lucas Giannini, diretor executivo da Fundação Behring, explica que as duas bolsas de estudo podem cobrir de 50% a até 100% dos custos estudantis e de permanência nos Estados Unidos.

“Depende da condição financeira do aluno, por isso não temos um número fechado de bolsas, pois depende da necessidade dos alunos aprovados”, conta ele.

O diretor conta que a fundação procura por estudantes interessados em entrar nas áreas de tecnologia, programação e empreendedorismo e ajudar o Brasil a progredir nesses setores.

Em Columbia, as bolsas são para alunos de graduação e mestrado da Escola de Engenharia. No MIT, o programa é apenas para a graduação.

Conversando com alunos e com as instituições, Giannini observa que a pandemia ou as eleições americanas não afetaram o interesse por cursos nos Estados Unidos.

“Acho que os Estados Unidos, tradicionalmente, sempre são o primeiro lugar que o interessado em estudar fora procura. A universidade americana tem um selo e qualidade de ensino que independe de mudanças políticas. Por outro lado, acredito que a eleição contribui para um melhor ambiente de acolhimento para os alunos brasileiros”, comenta ele.

Se os alunos não conseguirem se inscrever para o processo esse ano, por dificuldades causadas pela pandemia ou pela alta do dólar, o diretor lembra que o programa continuará no próximo ano letivo. “Você ainda pode se preparar para o próximo ano”, comenta.

A Fundação Behring está articulando com as universidades programas para promover sinergias e integração com parceiros como o Lemann Fellowship, programa da Fundação Lemann, atuando também como coinvestidor. A intenção é desenvolver talentos capazes de contribuir para os desafios coletivos do Brasil.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.