Fundação oferece bolsas exclusivas para brasileiros no MIT e em Columbia
As bolsas de estudo podem cobrir de 50% a até 100% dos custos estudantis e de permanência nos Estados Unidos
(Sean Pavone/Thinkstock)
1 de fevereiro de 2021, 17h09
Para os brasileiros que sonham em estudar no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e na Universidade de Columbia, a Fundação Behring vai ajudar a realizá-lo: eles oferecem bolsas de estudo exclusivas para estudantes do Brasil aprovados nas duas instituições.
E os alunos não precisam passar por um processo de seleção para as bolsas. Todos os aprovados nas universidades já serão considerados e encaminhados para recebê-las. Lucas Giannini, diretor executivo da Fundação Behring, explica que as duas bolsas de estudo podem cobrir de 50% a até 100% dos custos estudantis e de permanência nos Estados Unidos.
“Depende da condição financeira do aluno, por isso não temos um número fechado de bolsas, pois depende da necessidade dos alunos aprovados”, conta ele.
O diretor conta que a fundação procura por estudantes interessados em entrar nas áreas de tecnologia, programação e empreendedorismo e ajudar o Brasil a progredir nesses setores.
Em Columbia, as bolsas são para alunos de graduação e mestrado da Escola de Engenharia. No MIT, o programa é apenas para a graduação.
Conversando com alunos e com as instituições, Giannini observa que a pandemia ou as eleições americanas não afetaram o interesse por cursos nos Estados Unidos.
“Acho que os Estados Unidos, tradicionalmente, sempre são o primeiro lugar que o interessado em estudar fora procura. A universidade americana tem um selo e qualidade de ensino que independe de mudanças políticas. Por outro lado, acredito que a eleição contribui para um melhor ambiente de acolhimento para os alunos brasileiros”, comenta ele.
Se os alunos não conseguirem se inscrever para o processo esse ano, por dificuldades causadas pela pandemia ou pela alta do dólar, o diretor lembra que o programa continuará no próximo ano letivo. “Você ainda pode se preparar para o próximo ano”, comenta.
A Fundação Behring está articulando com as universidades programas para promover sinergias e integração com parceiros como o Lemann Fellowship, programa da Fundação Lemann, atuando também como coinvestidor. A intenção é desenvolver talentos capazes de contribuir para os desafios coletivos do Brasil.
Últimas Notícias
Sem etarismo? Pesquisa aponta que 55% dos diretores de TI têm mais de 50 anos
Há menos de um minuto • 1 min de leituraQuiet quitting? 50% dos trabalhadores não se sentem engajados, diz pesquisa
Há menos de um minuto • 1 min de leituraO desafio dos 21 dias que vai te ajudar a aprender inglês
Há menos de um minuto • 1 min de leituraO hábito do ex-CEO da Netflix para equilibrar vida pessoal e trabalho
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais