Estas são as oito pessoas mais influentes da tecnologia
Em sua lista anual de 100 pessoas mais importantes do mundo, a revista americana Time colocou oito pessoas do mundo da tecnologia, veja quem são elas
Victor Caputo
Publicado em 28 de abril de 2014 às 06h40.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h53.
Esta semana, a revista americana Time publicou a sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. A seguir, listamos os oito mais influentes que fazem parte do mundo da tecnologia. A lista coloca alguns nomes mais desconhecidos no ocidente, como os chineses Pony Ma e Jack Ma, e deixa outros mais familiares, como Tim Cook, CEO da Apple, de fora. Veja todos os nomes a seguir.
Ma Huateng, também conhecido como Pony Ma é o fundador da Tencent, uma das maiores companhias de internet, comunicações e mídia da China. A empresa é dona do aplicativo WeChat e dos portais QQ. Pony Ma, com 42 anos, é o quinto homem mais rico da China, com uma fortuna estimada em 13 bilhões de dólares. Hoje ocupa o cargo de presidente do conselho da Tencent. A Time já havia colocado Pony Ma em sua lista de 100 pessoas mais influentes do mundo em 2007.
Este ano, o nome de Tony Fadell voltou a ser falado. A causa foi a compra de sua empresa Nest pelo Google por 3,2 bilhões de dólares. Fadell foi um dos principais envolvidos na criação do iPod, sob a batuta de Steve Jobs. Depois de deixar a Apple, Fadell fundou a Nest, que desenvolve eletrônicos (como um detector de fumaça) conectados à internet. Fadell é o grande nome quando se pensa na internet das coisas e na casa conectada.
Evan Spiegel e Bobby Murphy (na foto ao lado) são os fundadores da rede social Snapchat. Eles mudaram a dinâmica como se pensa no compartilhamento. Tiraram a maneira pública como as relações em redes sociais se baseavam e colocaram a privacidade em primeiro lugar. Os jovens estão fugindo do Facebook e adotando o Snapchat. O Snapchat, inclusive, rejeitou uma oferta de compra de três bilhões de dólares oferecida pelo Facebook.
O criador da Amazon, Jeff Bezos, não poderia estar de fora da lista. Ele criou uma das maiores empresas de tecnologia na garagem de sua casa. A Amazon mudou (e ainda quer mudar muito) a forma como compras são feitas. Além de ainda comandar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, Bezos busca expandir seus domínios. No segundo semestre de 2013, o americano comprou um dos maiores jornais do mundo, o Washington Post, por 250 milhões de dólares.
Jack Ma é fundador da gigante virtual Alibaba. A empresa é o maior e-commerce da China. Jack Ma tem uma fortuna estimada em 7,1 bilhões de dólares. A Alibaba está se preparando para iniciar vendas públicas de suas ações. O IPO da empresa deve ser feito nos Estados Unidos. Em 2013, o empreendedor passou a investir na resolução de um grande problema na China: a poluição. Jack Ma se tornou diretor do programa de Conservação Natural da China.
Travis Kalanick é co-fundador e CEO de uma das startups mais quentes do momento, a Uber. Kalanick criou uma nova forma de se pensar em transporte. Carros de luxo alugados com motoristas, algo bem elegante. Kalanick pegou conceitos comuns que invadiram o mercado de tecnologia nos últimos anos e deu um toque de classe neles com o Uber.
Edward Snowden foi o responsável por um dos maiores debates sobre privacidade da história do mundo e dos Estados Unidos. Snowden forneceu arquivos da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos para jornalistas, mostrando como o governo vigia seus cidadãos. Hoje, Snowden vive exilado na Rússia.
O nome de Hosain Rahman é pouco conhecido. Ele é um dos fundadores e CEO da Jawbone, uma empresa que desenvolve computação vestível. Enquanto Google, Samsung e Apple começam a disputar o mercado de tecnologia vestível, a Jawbone já trabalha na área há muito tempo. Com um bônus: eles têm o dispositivo mais bonito e elegante do mercado. E é Rahman o responsável por tudo isso.
Mais lidas
Mais de Carreira
AstraZeneca abre 47 vagas de estágio e jovem aprendiz. Saiba mais sobre os benefícios e requisitosEle é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para terEstas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na listaComo usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe