Carreira

Estas são as 10 profissões do futuro, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial

Em relatório anual, organização apontou profissões emergentes – e também aquelas que devem desaparecer – nos próximos cinco anos; veja lista

Fórum Econômico Mundial espera que 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novos
postos de trabalho sendo criados e 83 milhões eliminados (WeAre/Getty Images)

Fórum Econômico Mundial espera que 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novos postos de trabalho sendo criados e 83 milhões eliminados (WeAre/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 10 de maio de 2023 às 11h31.

Última atualização em 31 de outubro de 2023 às 11h57.

A edição mais recente do relatório anual The Future of Jobs, divulgada em 1º de maio pelo Fórum Econômico Mundial, é categórica: nos próximos cinco anos, o aumento da digitalização deve causar uma rotatividade significativa no mercado de trabalho. Mas, segundo a organização, não há motivos para preocupação.

É que, diferentemente do que previram os filmes de ficção, a expectativa dos empregadores é de que as novas tecnologias contribuam positivamente para a criação de empregos – ainda que a automação represente, sim, um risco para determinadas funções – até 2027.

Espera-se que a inteligência artificial, um dos principais impulsionadores do possível deslocamento algorítmico, seja adotada por quase 75% das empresas pesquisadas e que leve a uma alta rotatividade, sendo que 50% das organizações esperam que ela gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de empregos”, diz o documento.

Minicurso gratuito ensina a utilizar ferramentas de inteligência artificial como ChatGPT, MidJourney, Copilot e outras. Participe!

Dentre os 673 milhões postos de trabalho analisados pela pesquisa, a estimativa é de que 83 milhões sejam eliminados, enquanto outros 69 milhões devem ser criados. Mas vale destacar que, para que consigam conquistar uma dessas novas vagas, os trabalhadores precisarão eliminar a lacuna entre suas habilidades atuais e as necessidades futuras dos negócios.

“Seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos funcionários têm acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente [...] Por exemplo, embora haja um crescimento contínuo de empregos verdes nos últimos quatro anos, conforme indicado por uma pesquisa adicional realizada pelo LinkedIn para o relatório deste ano, a requalificação e o aprimoramento de habilidades verdes não estão acompanhando esse ritmo”, alerta o documento.

Não à toa, a pesquisa indica que treinamentos sobre inteligência artificial e big data devem ser priorizado por quase metade (42%) das empresas nos próximos cinco anos, atrás apenas do “pensamento analítico (48%) e do “pensamento criativo” (43%).

“A capacitação tecnológica, especificamente em IA e big data, se tornará mais importante e as estratégias de habilidades das empresas se concentrarão nisso nos próximos cinco anos”, destaca o documento.

Inteligência Artificial aplicada aos Negócios: aprenda, na prática, como você pode se beneficiar profissionalmente das ferramentas de IA mais modernas do mercado

Afinal, quais são as profissões do futuro?

Considerando seu potencial para criação de vagas entre 2023 e 2027, o Fórum Econômico Mundial listou 50 profissões emergentes para os próximos anos. “Espera-se que o emprego de analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, especialistas em aprendizado de máquina de IA e profissionais de segurança cibernética cresça, em média, 30% até 2027”, diz o relatório.

Veja as primeiras colocadas na lista de profissões emergentes do Fórum Econômico Mundial:

  • Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning
  • Especialistas em sustentabilidade
  • Analistas de business intelligence (BI)
  • Analistas de segurança da informação
  • Engenheiro de fintech
  • Analistas e cientistas de dados
  • Engenheiros robóticos
  • Especialistas em Big Data
  • Operadores de equipamentos agrícolas;
  • Especialistas em transformação digital

Participe do minicurso gratuito sobre IA aplicada aos Negócios e dê o primeiro passo rumo às carreiras do futuro. Garanta aqui a sua vaga!

Profissões que devem desaparecer até 2027

O relatório também apontou 50 profissões em declínio – e com maiores chances de serem extintas devido à automação nos próximos cinco anos.

Veja as principais:

  • Caixas de banco (e funcionários relacionados)
  • Funcionários dos Correios
  • Operadores de caixas e cobradores
  • Digitador de dados
  • Secretários administrativos e executivos
  • Assistentes de registro de produtos e estoquistas
  • Escriturários de contabilidade
  • Gerentes de relacionamento
  • Oficiais judiciários
  • Vendedores porta a porta

Leia também:

* Este conteúdo é apresentado por EXAME Academy

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Qual é o salário de um diretor de tecnologia? Descubra remuneração e habilidades demandadas

Quando uma doença pode ser considerada doença do trabalho?

Anatel adia concurso por causa da situação de calamidade no Rio Grande do Sul

7 palestras que você não pode perder no RH Summit 2024

Mais na Exame