Carreira

Estas faculdades estão no topo de rankings mais vistos do mercado

Conheça as melhores universidades do mundo, de acordo com três rankings respeitados internacionalmente e entenda o método usado por eles

Massachusetts institute of technology (Sean Pavone/Thinkstock)

Massachusetts institute of technology (Sean Pavone/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 15h00.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2018 às 15h00.

Eleger as melhores universidades do mundo é uma tarefa complicada. Antes de tudo, é necessário escolher quais fatores serão analisados, qual o peso de cada critério e de que forma atribuir notas de forma justa. É isso que fazem os rankings universitários: usar uma mesma régua para medir as diversas instituições de ensino superior.

Assim, todos os anos, tais publicações lançam a classificação geral e específica de universidades ao redor do mundo. Há listagens para programas de MBA, por exemplo, ou mesmo filtragens por área, como as Ciências Sociais. São diversas listas que podem ser úteis na hora de escolher uma universidade de destino para intercâmbio, graduação ou pós-graduação.

Conheça as melhores universidades do mundo, de acordo com três rankings respeitados internacionalmente e entenda o método usado por cada um deles.

As melhores universidades do mundo, segundo o QS Ranking

Publicado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, esse ranking leva em conta seis fatores para estabelecer as instituições de destaque. São eles: reputação acadêmica, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores, citações por docente, proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior. Na edição de 2018, estas foram as melhores universidades do mundo para o QS Ranking:

1) MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)
2) Universidade Stanford
3) Universidade Harvard
4) Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia)
5) Universidade de Cambridge

Não é surpresa que a classificação coloque, na liderança, instituições de prestígio como MIT e Stanford. São universidades que gozam de boa reputação entre empregadores, por exemplo, no ramo da tecnologia. Por sua vez, Stanford localiza-se na região de Palo Alto, no coração do Vale do Silício, e tem uma ligação de longa data com as empresas da região. Mais do que isso, acaba por atrair mentes criativas e por impulsionar a criação de dezenas de startups de tecnologia a cada ano.

O MIT não fica longe. A escola tem uma forte cultura empresarial e as receitas agregadas das empresas fundadas por ex-alunos do MIT seriam, juntas, classificadas como a décima primeira maior economia do mundo. Outra instituição que aparece entre as cinco melhores do QS Ranking, o Caltech também é conhecido por pesquisas de ponta que produz. E também por seus laboratórios, como o Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA, agência espacial americana. Ele nasceu no Caltech e ainda hoje é tocado por professores e alunos da universidade.

 

As melhores universidades do mundo, segundo o Times Higher Education

A publicação Times Higher Education analisa cinco aspectos ligados às universidades. Entre eles, estão a reputação acadêmica, bem como o volume de pesquisas realizadas e citações dos estudos produzidos na instituição de ensino. Também são avaliados fatores ligados ao ambiente estudantil, como, por exemplo, a proporção entre o número de estudantes de PhD e de alunos da graduação. Levando tais critérios em conta, as melhores universidades do mundo são as seguintes:

1) Universidade de Oxford
2) Universidade de Cambridge
3) Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia)
4) Universidade Stanford
5) MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)

As duas mais antigas universidades de língua inglesa – Oxford, fundada em 1096, e Cambridge, estabelecida em 1209 – lideram o ranking. Por trás do primeiro lugar atribuído a Oxford, está uma tradição de excelência, que se reflete em números. Por exemplo, lá estão 5% dos pesquisadores acadêmicos do Reino Unido e por lá se formaram figuras de destaque, 26 primeiros-ministros britânicos e 26 vencedores do Nobel.

Cambridge, por sua vez, contabiliza mais de 90 laureados com o prêmio Nobel entre seus ex-alunos e ex-professores. Entre os famosos que passaram pela universidade, estão Isaac Newton e Charles Darwin.

As melhores universidades do mundo, segundo o ARWU

O Academic Ranking of World Universities (ARWU) leva em conta fatores diversos. Entre eles, estão o número de egressos de cada universidade avaliada que já levou o Nobel ou a Medalha Fields e os artigos em revistas de prestígio como Science e Nature. Conheça as melhores universidades do mundo, de acordo com a análise do ARWU:

1) Universidade Harvard
2) Universidade Stanford
3) Universidade de Cambridge
4) MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)
5) Universidade da Califórnia em Berkeley

Nesse caso, a liderança fica para a Universidade Harvard, a mais prestigiada dos Estados Unidos. Em matéria de prêmios internacionais, Harvard conta 47 vencedores do prêmio Nobel, 32 chefes de estado e 48 ganhadores do Pulitzer.

Outro destaque de Harvard tem a ver com o investimento em futuros pesquisadores. A universidade controla cerca de US$ 37,6 bilhões, o maior fundo patrimonial dentre todas as universidades do mundo. É uma reserva e tanto para investir em pesquisas, projetos e custeio de alunos talentosos.

  • Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar
Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesMITRankings de faculdadesUniversidade Stanford

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões