Exame Logo

Estas seis armadilhas podem estar prejudicando o seu aprendizado

Você pode achar que está estudando inglês, mas acabou caindo em uma destas armadilhas

Anote na agenda: dezembro é um ótimo mês para estudar e preparar um novo negócio (stevanovicigor/Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2022 às 11h00.

Por Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas

Se você está estudando inglês, avalie se está caindo em algumas dessas armadilhas. Elas podem desperdiçar seu tempo e até frustrá-lo, mesmo quando o fazem pensar que você está aprendendo!

Veja também

Confira seis armadilhas para o seu aprendizado de inglês

1. Sentar passivamente e ler promove um baixo nível de retenção.

Nosso cérebro se distrai facilmente. O ideal é criar um grupo de estudos ou clube de leitura com seus amigos que também estão estudando.

Se isso não for possível, procure relembrar as ideias principais sem olhar no conteúdo, fazer resumos, escrevendo com lápis ou caneta, fazendo esquemas, desenhos, ou seja, é preciso interagir com o que é lido.

2. Assistir a séries e a vídeos no YouTube e achar que isso é suficiente para aprender inglês.

É necessário ter uma intenção de aprendizagem, por exemplo:

3. Esperar para estudar na véspera.

Você se prepararia apenas na véspera de uma maratona? Seu cérebro é como um músculo - ele pode suportar apenas uma quantidade limitada de exercícios em um assunto por vez.

É preciso estudar regularmente, como doses homeopáticas e não apenas na véspera de uma avaliação.

Aquisição de fluência não é ir bem nas avaliações, é muito mais complexo que isso. Você precisa ser capaz de falar em diversos contextos e isso quer dizer internalizar e automatizar todo o conteúdo gramatical e de vocabulário possível num idioma.

4. Não tirar suas dúvidas em aula por vergonha do grupo.

Se este for seu caso, pelo menos anote e pergunte depois para seu professor por mensagem escrita ou áudio. Depois, aos poucos, vá se desafiando e tentando superar sua vergonha pois o grupo todo está na mesma situação: buscando a fluência.

5. Pensar que você pode aprender quando está distraído ou fazendo outras atividades em paralelo.

Cada pequena fuga, como ver uma mensagem ou post, prestar atenção rápida na música que está tocando, significa que você tem menos capacidade cerebral para focar no aprendizado.

6. Dormir pouco.

A fadiga prolongada permite que as toxinas se acumulem no cérebro e interrompam as conexões neurais de que você precisa para pensar bem, com rapidez e assimilar o conteúdo novo.

O ato de estudar nem sempre quer dizer aprender!

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas ( https://www.companhiadeidiomas.com.br ). Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC e extensões na área de Marketing na ESPM, FGV e Insper. Coautora do Guia de Implantação de Programas de Idiomas em empresas e autora do livro de poemas Fora da Linha. Mobilizadora cultural à frente do Sarau Conversar. Mentora voluntária da Fundação Éveris. Quer falar comigo? ligia@companhiadeidiomas.com.br

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraEducaçãoInglês

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame