Exame Logo

Esses são os 8 tipos de profissionais que nenhuma empresa quer contratar; veja se você é um deles

Entenda quais perfis profissionais são evitados no mercado atual e o que fazer para evitar comprometer sua carreira - spoiler: o segredo pode estar na inteligência artificial

Profissional em crise: veja os perfis que podem estar comprometendo sua carreira

Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 15h07.

Última atualização em 5 de dezembro de 2024 às 15h08.

O mercado de trabalho não perdoa: quem não acompanha, fica para trás. Algumas características, que talvez pudessem passar despercebidas há alguns anos, hoje são imperdoáveis. Afinal, com o avanço da tecnologia, o impacto da inteligência artificial e a necessidade de atualização constante nasceu um novo padrão de profissionais. E são eles que as empresas estão buscando.

Mas será que você se encaixa no perfil de alguém indispensável ou faz parte do grupo que as empresas evitam? Descubra agora os tipos de profissionais que podem estar comprometendo suas carreiras – e o que fazer para sair da lista.

Veja também

2024 está acabando, mas ainda dá tempo de dominar a IA para dar um salto profissional: garanta vaga em curso gratuito aqui

Esses são os 8 profissionais que as empresas evitam

O especialista do passado

Profissionais que têm uma ampla experiência, mas em práticas ou tecnologias que já ficaram obsoletas. Eles resistem a atualizar suas habilidades, mesmo em áreas essenciais, como ferramentas de automação ou IA generativa.

O antitecnologia

Rejeitar o uso de tecnologia ou insistir em métodos manuais não é mais aceitável. Empresas buscam colaboradores que vejam na tecnologia uma aliada, especialmente com a ascensão de plataformas como ChatGPT e ferramentas de data analytics.

O conheço um pouquinho de tudo

Embora seja bom ter noções básicas de diferentes áreas do conhecimento, esse profissional nunca se aprofunda em nenhuma habilidade, o que o torna descartável em um mundo no qual a especialização com atualização constante é valorizada.

Gratuito e com certificado, curso ensina as ferramentas de inteligência artificial mais importantes para uma carreira de sucesso

O ego inflexível

Aquele que acredita já saber tudo o que precisa e não aceita feedbacks. Esse tipo costuma ser visto como incapaz de evoluir – um problema grave em um ambiente onde as transformações são regra.

O desatento às tendências

Empresas não têm tempo para explicar tendências básicas de mercado, como ESG, transformação digital ou o impacto da IA nas decisões estratégicas. Este profissional fica sempre um passo atrás.

O resistente à IA

Pessoas que ignoram ou temem a inteligência artificial são vistas como um empecilho. Hoje, é esperado que todos, independentemente da área, entendam pelo menos o básico sobre como a IA pode otimizar processos e impulsionar resultados.

Curso de IA 100% gratuito: aprenda a usar 10 ferramentas de inteligência artificial agora mesmo; garanta vaga aqui

O não-investidor em si mesmo

Profissionais que não investem em cursos, networking ou no desenvolvimento de novas habilidades estão condenados a se tornarem irrelevantes. Empresas valorizam quem busca capacitação constante, seja em soft skills ou hard skills.

O centralizador de tarefas

Com a cultura do trabalho colaborativo ganhando força, o profissional que não delega ou compartilha conhecimentos é visto como um entrave ao crescimento da equipe e da organização.

O que as empresas procuram?

O profissional ideal para o mercado atual é aquele que une habilidades técnicas atualizadas com a flexibilidade para aprender continuamente. Ele entende o impacto da IA, está antenado às tendências, e, acima de tudo, investe em seu próprio crescimento.

De olho nisso, a Faculdade EXAME, instituição avaliada com nota máxima pelo MEC, oferece um curso virtual e gratuito que ensina como usar a IA para transformar sua carreira.

São duas horas de conteúdo robusto que apresenta o que há de mais relevante no mercado. A aula ensina dez ferramentas de inteligência artificial essenciais para quem deseja dominar as melhores oportunidades do próximo ano – spoiler: essas ferramentas vão muito além do ChatGPT.

O curso acontece de forma ao vivo na próxima quarta-feira, 11 de dezembro, às 20h (horário de Brasília). Todos os participantes receberão certificado de participação para incluir no currículo e atestar os conhecimentos aprendidos.

Na ocasião, os participantes vão aprender a identificar oportunidades, otimizar processos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

As ferramentas apresentadas foram escolhidas a dedo pelos maiores especialistas do mercado para garantir um diferencial real na carreira – independente do setor de atuação.

Além disso, os alunos terão acesso a exemplos práticos de como essas tecnologias estão sendo usadas por profissionais bem-sucedidos.

Veja o que você vai aprender:

E o melhor: este curso é 100% online e gratuito. Não espere o próximo ano começar para agir. Invista agora no seu futuro profissional e esteja preparado para os desafios e as oportunidades de 2025. Clique aqui e garanta sua vaga agora.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketingFaculdade EXAME

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame