Enem dos Concursos: mais de 1 milhão de pessoas já se inscreveram; veja o prazo e como concorrer
Mais de 500 mil pessoas têm isenção aceita; veja como consultar se o seu pedido foi aprovado
Repórter
Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 10h58.
Última atualização em 29 de janeiro de 2024 às 12h42.
Mais de 1 milhão de pessoas já se inscreveram no Concurso Nacional Unificado, segundo a assessoria do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 de fevereiro diretamente na página do concurso. A primeira prova está prevista para o dia 5 de maio.
Serão ofertadas 6.640 vagas de emprego para servidores públicos. As provas serão realizadas em 220 cidades brasileiras, levando facilidade para que profissionais de nível médio e superior, de diversos estados brasileiros, possam concorrer aos concursos que serão realizados por 21 instituições.
O valor das inscrições
O valor das inscrições será de R$ 60,00 para candidatos com nível médio e de R$ 90,00 para candidatos que vão concorrer às vagas de ensino superior. O pagamento será realizado via GRU, não será aceito pagamentos via PIX por uma questão de segurança.
Segundo o MGI, 662.018 fizeram pedidos de isenção da taxa de inscrição. Desse total, 78,17% dos pedidos foram aceitos. Ou seja, 517.468 pessoas já tiveram a resposta positiva para não ter de pagar pela inscrição. As outras 144.555 que tiveram o pedido inicial negado têm até amanhã, 30, para recorrer. Todo o processo é feito pelo site oficial de inscrição.
Como será a estrutura das provas?
O CNU contará com 8 blocos temáticos que irão separar as vagas de acordo com a especialidade do candidato:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharia: 727 vagas
- Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas
- Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas
- Trabalho e Saúde do Servidor: 970 vagas
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016
- Setores Econômicos e Regulação: 359
- Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748
- Nível Médio/Intermediário: 692
Clique aqui para checar as profissões aceitas para cada cargo e instituição.
Uma das facilidades do concurso é que o candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro do bloco temático: "Durante a inscrição, o candidato irá escolher os cargos e ordená-los de acordo com a sua preferência e com isso será possível concorrer a mais de uma vaga pagando uma única taxa", afirma Cida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI.
LEIA MAIS:
Concurso Nacional Unificado: veja o maior salário e os blocos com mais vagas