Exame Logo

Dilma supera Jobs na lista dos mais poderosos do mundo

Presidente eleita aparece na 16ª posição, à frente do magnata da Apple (17º) e de Hillary Clinton (20ª)

Dilma é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2012 às 20h29.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h38.

São Paulo - Segundo a revista norte-americana Forbes, famosa por listas como dos milionários, a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, é a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. O ranking mostra a petista a frente de nomes como o magnata diretor da Apple, Steve Jobs (17º), e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton (20º). A Forbes lembra algo que já é bem conhecido dos brasileiros: Dilma ainda não é um nome conhecido no mundo. Mas a revista observa que isso é questão de tempo. "Como presidente, ela estará à frente da maior economia da América Latina, e uma 'despensa mundial': o país está entre os principais exportadores de açúcar, suco de laranja, café, carne bovina e de aves", diz a publicação. Além da notória importância para a economia mundial, o nome de Dilma também se tornará notório porque o Brasil vai chamar a atenção do mundo nos próximos seis anos. O país está se preparando para sediar os dois eventos esportivos mais importantes que existem, a Copa do Mundo (em 2014) e as Olimpíadas (em 2016).
  • 2. Hu Jintao, presidente chinês, lidera 1/5 da população mundial

    2 /11(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

  • Veja também

    São Paulo - "Líder supremo de mais pessoas do que qualquer outro". Este é Hu Jintao, presidente chinês, segundo a Forbes. O tamanho do país que ele governa e as características de sua liderança são as credenciais que o qualificam como o homem mais poderoso do mundo. Jintao exerce controle quase ditatorial sobre quase um quinto da população mundial, ou 1,3 bilhão de pessoas. "Ao contrário de seus parceiros ocidentais, ele pode desviar rios, construir cidades, prender dissidentes e censurar a internet sem enfrentar oposição. Mesmo que enfrentasse, oposição parece ser algo que não assusta o presidente chinês. Até agora ele tem lidado bem com toda a pressão dos Estados Unidos e da União Europeia para que desvalorize o câmbio do iuane. De olho na continuidade de suas medidas, o Jintao já escolheu a dedo seu sucessor, Xi Jinping, que deve assumir o poder em 2012.
  • 3. Apesar dos problemas, Obama ainda é o líder da economia mais poderosa

    3 /11(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

  • São Paulo - O partido democrata, do presidente norte-americano Barack Obama, sofreu um duro golpe nas urnas nas eleições do último domingo. O líder do país perdeu um precioso apoio na Câmara dos Deputados, e quase não conseguiu garantir maioria no Senado. Estas circunstâncias fizeram com que Obama caísse da primeira para a segunda posição no ranking dos mais poderosos entre 2008 e 2009. Depois de engatar reformas genéricas nos dois primeiros anos de seu mandato, Obama agora será pressionado a implementar sua agenda nos dois restantes. "Ele pode se reconfortar no fato de permanecer como o líder do maior e mais mortal exército do mundo, bem como da mais dinâmica economia", diz o texto da Forbes.
  • 4. Abdullah Saud está "sentado" sobre um quinto do petróleo mundial

    4 /11(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

    São Paulo - Governante máximo do reino que contém a maior reserva de petróleo do mundo, Abdullah bin Abdul Aziz al Saud é o terceiro homem mais poderoso segundo o ranking da revista Forbes. O monarca da Arábia Saudita detém o controle de quase um quinto do petróleo existente no planeta, o que corresponde, em cotações atuais, a uma riqueza de aproximadamente 22 trilhões de dólares. A Forbes enfatiza o jogo de cintura do monarca ao "pressionar por reformas legais e sociais, enquanto mantém boas relações com a ala religiosa mais radical e conservadora".
  • 5. Vladimir Putin dá a última palavra sobre um nono da área do planeta

    5 /11(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

    São Paulo - À primeira vista, o nome de Vladimir Putin parece surpreendente entre os 10 mais poderosos do mundo. Entretanto, o primeiro-ministro russo é "ainda mais poderoso que o presidente escolhido por ele, Dimitry Medvedev", diz a Forbes. Por isso, Putin ocupa o quarto lugar na lista da revista americana. Atualmente há rumores de que Putin, que ocupou a presidência da Federação Russa entre 2000 e 2008, vai se candidatar ao cargo novamente em 2012. Até lá, de acordo com a Forbes, como primeiro-ministro ele tem "a última palavra nas decisões sobre um nono to total da área do planeta Terra. Isto inclui vastas reservas minerais, vegetais, e fontes de energia." A esse potencial soma-se o fato de que a Rússia de Putin tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.
  • 6. Bento XVI é o líder máximo de 1,1 bilhão de almas

    6 /11(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

    São Paulo - Enquanto Hu Jintao comanda 1,3 bilhão de corpos, o papa Bento XVI responde pela liderança de cerca de 1,1 bilhão de almas. Quase um sexto da população mundial professa a fé católica e vê no alemão Joseph Ratzinger o líder máximo. Apesar de ser tradicionalista e inflexível quanto a questões como o controle de natalidade e o casamento homossexual, o papa Bento XVI parece interessado em "curar velhas feridas", como diz o ranking da Forbes. Ele foi o primeiro papa a visitar a Abadia de Westminster desde a Reforma Protestante. A abadia é um tradicional templo do anglicanismo, movimento protestante que surgiu quando o rei Henrique 8º rompeu com Roma. A autoridade papal foi minada quando vieram à tona diversos casos de escândalos sexuais na comunidade eclesiástica. Bento, entretanto, se mostrou disposto a encarar o problema de forma aberta. "O perdão não substitui a justiça", afirmou o clérigo.
  • 7. A maior economia da UE é chefiada por Ângela Merkel

    7 /11(Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

    São Paulo - Na sexta posição do ranking da Forbes aparece a chanceler alemã Ângela Merkel, a quem a revista chama de "a mulher mais poderosa do mundo". Não é sem razão. Ela está a frente da principal economia da União Europeia, a qual abriga a sede do Banco Central do bloco econômico. Em sua gestão, Ângela Merkel enfrentou a grave crise econômica e conseguiu impulsionar o mercado em seu país. Atualmente a Alemanha possui algumas das maiores empresas estatais do mundo, as quais possuem vendas agregadas anuais superiores a 70 bilhões de dólares.
  • 8. Jovem David Cameron é "versão 2.0" de Margaret Thatcher

    8 /11(Getty Images/Getty Images)

    São Paulo - Aos 43 anos de idade, David Cameron conseguiu um feito notável. Ele se tornou o mais jovem primeiro ministro do Reino Unido dos últimos 198 anos. A posição de influência em uma das maiores economias da União Europeia lhe garantiu o sétimo lugar no ranking da Forbes. A chegada de Cameron ao maior cargo político do Reino Unido é aclamada por alguns como a "segunda vinda de Margaret Thatcher". Dizem que ele tem a determinação da Dama de Ferro para cortar gastos - vide o menor repasse de verbas para o ensino superior e para a defesa. Por outro lado, a Forbes aponta o risco de que o governo de Cameron pague caro ao repetir a mesma impetuosidade de Margaret.
  • 9. Ben Bernanke comanda máquina de imprimir dinheiro nos EUA

    9 /11(Wikimedia Commons/EXAME.com)

    São Paulo - Ben Bernanke está à frente do Banco Central mais poderoso do mundo, o dos Estados Unidos. Nos últimos dois anos o Federal Reserve tem tentado cumprir a árdua tarefa de minimizar os efeitos da crise mundial no epicentro da turbulência. Bernanke ocupa a oitava posição no ranking da Forbes dos mais poderosos do mundo. Depois de diversas medidas contra a recessão, restaram poucas opções para Bernanke. A mais provável delas para os próximos meses é a flexibilização financeira - "imprimir dinheiro", em termos leigos. Ele usou este recurso em 2008, e vai usá-lo novamente até o fim deste ano. "Pelo menos ele é sincero", diz o texto da Forbes, que cita uma fala de Bernanke: "O governo dos EUA tem uma tecnologia chamada de imprensa, que lhe permite produzir tantos dólares quantos forem necessários, praticamente sem nenhum custo".
  • 10. Italiana e católica, Sonia Gandhi influencia 1,2 bilhão de indianos

    10 /11(Wikimedia Commons/EXAME.com)

    São Paulo - Sonia Gandhi nasceu na Itália e é católica. Esta figura improvável é a presidente do Partido do Congresso da Índia e detém uma "influência inigualável sobre 1,2 bilhões de indianos", segundo a Forbes. Ela é a nona no ranking dos mais poderosos do mundo. Sonia entrou para a vida política ao se casar com Rajiv Gandhi, que conheceu em um curso de idiomas em Cambridge, na Inglaterra. Mais tarde ele se tornou o primeiro-ministro da Índia, influenciando a carreira da esposa. Atualmente ela está no quarto mandato à frente o maior partido do país e prepara seu filho, Rahul, de 40 anos, para assumir o cargo de primeiro-ministro.
  • 11. Missão impossível fez de Bill Gates o 10º mais poderoso da Forbes

    11 /11(Wikimedia Commons/EXAME.com)

    São Paulo - Bill Gates, o magnata da Microsoft, merece estar entre as 10 personalidades mais poderosas do mundo da Forbes por ter conseguido um feito praticamente impossível. Com a ajuda de "capangas" tão influentes quanto ele, como o bilionário Warren Buffet, Gates conseguiu convencer 40 ricaços do mundo todo a doar parte de suas fortunas para a caridade. Gates doou sozinho cerca de 30 bilhões de dólares a entidades filantrópicas que se empenham no combate a doenças como a AIDS, a poliomielite e a tuberculose. Depois disso, ainda lhe restaram quase 55 bilhões de dólares, aplicados em fundos de investimentos.
  • Acompanhe tudo sobre:AppleDilma RousseffEmpresáriosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresSteve Jobs

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame