Dicas de Jeff Bezos, Bill Gates e Luiza Trajano para ser um bom líder

O que esses executivos de sucesso têm em comum? Todos recomendam hábitos e atitudes para se aperfeiçoar e se destacar em liderança
Jeff Bezos: fundador da Amazon é considerado uma das grandes referências mundiais quando o assunto é liderança (David McNew / Correspondente/Getty Images)
Jeff Bezos: fundador da Amazon é considerado uma das grandes referências mundiais quando o assunto é liderança (David McNew / Correspondente/Getty Images)
Por Da RedaçãoPublicado em 17/05/2022 09:31 | Última atualização em 17/05/2022 09:31Tempo de Leitura: 3 min de leitura

Desenvolver boas lideranças sempre foi o foco de empresas de sucesso, mas, com a pandemia, essa soft skill passou a ser ao mesmo tempo mais requisitada pelas companhias e mais difícil de ser desenvolvida, já que a distância se tornou um obstáculo a mais no processo. 

No entanto, empresas e RHs continuam valorizando muito profissionais que saibam liderança. Mas, de fato, o que significa ser um bom líder? O que estudar para desenvolver esta habilidade? Não existe uma resposta certa para essas perguntas, porque as possibilidades são infinitas, mas é possível recorrer a livros, palestras ou até estudar práticas disseminadas por grandes executivos para procurar respostas. Algumas características e hábitos necessários para ser um bom líder são: 

  • Ser um bom coach;
  • Empoderar a equipe e não ser controlador;
  • Criar um ambiente de equipes inclusivo, mostrando preocupação com o sucesso e bem-estar;
  • Ser produtivo e orientado para resultados;
  • Ser um bom comunicador, que ouve e compartilha informações;
  • Apoiar o desenvolvimento de carreira e debater a performance;
  • Ter uma visão ou estratégia para o time;
  • Ter habilidades técnicas para ajudar a aconselhar o time;
  • Colaborar com outras áreas da empresa;
  • Ser um forte tomador de decisão.

Manual de Liderança: baixe o e-book gratuito e aprenda a desenvolver as 10 habilidades dos maiores líderes do mercado

O que dizem os grandes líderes?

Outro caminho para desenvolver a liderança é olhar para grandes líderes atuais e os seus ensinamentos. Por isso, a EXAME Academy desenvolveu o e-book gratuito Manual de Liderança, que reúne dicas de grandes líderes como Tania Cosentino, Jeff Bezos, Bill Gates, Sofia Esteves e Luiza Helena Trajano.

O conteúdo está disponível gratuitamente, e, ao se inscrever, você recebe conselhos e aprende com as experiências dos maiores nomes quando o assunto é liderança. Para baixar de forma gratuita, acesse a página do e-book AQUI

Veja, a seguir, algumas dicas de Luiza Helena Trajano, Bill Gates e Jeff Bezos sobre como ser um bom líder:

Luiza Helena Trajano - fundadora do Magazine Luiza

Tenha empatia. "Eu trabalhei muito tempo na ponta, no balcão. E ali aprendi a ter empatia, a trocar de papel com o outro e ir para o mundo dele. Eu tinha clientes muito simples. Então ou eu trocava de lugar com ele, aumentava meu nível de consciência para vender bem, ou perderia ele."

Bill Gates - fundador da Microsoft 

Uma das mais famosas citações de Gates é, “não importa quanto dinheiro você tenha, você não pode comprar mais tempo”. O bilionário segue a chamada lei das primeiras coisas. A regra diz que a primeira tarefa que você faz logo de manhã é capaz de influenciar na sua produtividade pelo resto do dia. Gates, por exemplo, começa o dia com uma corrida na esteira e alguns vídeos educacionais.

Jeff Bezos - fundador da Amazon 

Para Jeff Bezos, é importante ter tempo de qualidade para focar em objetivos específicos. Estabelecer metas diárias e saber onde cada parte do seu tempo será gasta é uma chave para ser mais produtivo, além de trazer um senso claro de propósito, segundo o executivo. Ao cumprir tarefas ao longo do dia, focando em uma por vez, é possível estar mais motivado para continuar fazendo mais tarefas, o que pode trazer um senso claro de "missão cumprida" ao longo do dia. 

QUERO BAIXAR O MANUAL DE LIDERANÇA E APRENDER AS HABILIDADES DOS MAIORES LÍDERES DO MERCADO