Exame Logo

Copa derruba número de contratações

Companhias repetem cenário de 2006 e recrutam 30% menos profissionais durante o mundial de futebol

Jogos da Copa diminuíram ritmo de contratações das empresas brasileiras (.)

Talita Abrantes

Publicado em 13 de julho de 2010 às 14h16.

São Paulo - Os jogos da Copa do Mundo de Futebol não minaram apenas a produtividade das empresas. De acordo com pesquisa da consultoria Ricardo Xavier, as contratações em junho caíram 31,2% com relação ao mês anterior.

Ao todo foram criadas 2.492 novas oportunidades. Pouco mais que as 2.469 contratações fechadas durante a Copa do Mundo de 2006, quando a seleção brasileira também deu adeus aos campos do mundial durante as quartas de final.

Veja também

As áreas Comercial e de Tecnologia da Informação foram as que mais admitiram novos profissionais durante as partidas deste ano. Cada um desses setores foi responsável pelo recrutamento de 12% do total de contratações do mês de junho.

Os cargos de Engenharia vêm em seguida com 11% das oportunidades oferecidas. As áreas Administrativa e Financeira detiveram 7% das contratações, enquanto o setor de Recursos Humanos foi responsável por 6%.

A indústria fechou o placar com 5% das vagas, área Contábil com 4% e Marketing e Logística, com 3% cada.

Se, nos gramados, os brasileiros não deram um baile nos estrangeiros, nas contratações foram as empresas nacionais que mais recrutaram profissionais. Segundo a pesquisa, elas foram responsáveis pela criação de 81,54% das oportunidades de emprego em junho. As multinacionais ficaram com 18,46% do total.

Leia outras notícias sobre Copa do Mundo

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoCopa do MundoEsportesFutebolProfissões

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame