Carreira

Como se forma um bom líder

Todos temos capacidade de liderança, mas é preciso entender os conceitos e se apropriar daquele que é mais coerente com seus valores

Gestão de talentos: os vários caminhos que um líder pode tomar estarão sempre baseados em suas crenças, atitudes e autoconhecimento (runeer/Getty Images)

Gestão de talentos: os vários caminhos que um líder pode tomar estarão sempre baseados em suas crenças, atitudes e autoconhecimento (runeer/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2017 às 10h24.

Última atualização em 22 de maio de 2017 às 15h35.

Você tem consciência dos impactos de suas atitudes no ambiente de trabalho? A gestão desses impactos é responsabilidade exclusiva dos “chefes”? Quais são as principais características de um bom líder? A especialista em gestão empresarial Lucila Sciotti reflete sobre essas questões em seu livro Horizontes para a Liderança. “A liderança não é uma condecoração e o líder não é somente aquele que tem um cargo executivo”, afirma Lucila, que desde 2006 é superintendente de operações do Senac São Paulo.

São vários os caminhos que um líder pode tomar e esses caminhos estarão sempre baseados em suas crenças, atitudes e autoconhecimento. “Todos temos capacidade de liderança. Mas é interessante que cada um conheça alguns conceitos e descubra aquele que melhor lhe cabe, de acordo com seus valores, e busque ser coerente com sua opção”, diz Lucila no vídeo abaixo, em que enumera alguns perfis de líderes e fala sobre as diferenças entre um ambiente democrático e um ambiente autoritário.

A trajetória para exercer uma liderança ética, transparente e sustentável nem sempre é linear. Para ajudar a desenvolver líderes com foco em uma gestão estratégica, o Senac criou o Programa Senac de Desenvolvimento de Líderes.

O programa apresenta a possibilidade de educação continuada para apoiar empresas que estão preocupadas em aprimorar as competências de seus líderes. Oferece recursos para o desenvolvimento de uma liderança que tenha como meta alcançar resultados positivos em situações adversas e driblar desafios que se apresentam na complexidade das relações corporativas.

A programação sugere temas como gestão de carreira, habilidades de liderança, administração de conflitos em equipes, marketing pessoal, gestão do tempo e obtenção de resultados, coaching para o autodesenvolvimento e gestão de pessoas.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Liderança

Mais de Carreira

Fone de ouvido, remédios e desânimo: conheça diferentes sinais do burnout que você ignora

Empresas podem lucrar capturando receitas que hoje são deixadas para bancos

Apesar do apoio do governo, no Japão são poucos os que optam por semana mais curta de trabalho

Férias de 60 dias e convênio para pet? Conheça benefícios que visam a saúde mental no trabalho

Mais na Exame