Como as cores de um escritório podem transformar o ambiente
Pesquisa aponta que, para 60% dos brasileiros, as cores do local de trabalho têm impacto na motivação. Veja como elas podem fazer a diferença, segundo a Tintas Coral
Luísa Melo
Publicado em 14 de outubro de 2014 às 06h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h47.
As cores usadas em paredes e objetos de um escritório não têm função apenas decorativa. Elas podem influenciar o humor e a produtividade das equipes. Pelo menos é isso o que indica um estudo realizado pela Redshift Research. Segundo o material, encomendado pela AkzoNobel, empresa dona das Tintas Coral, a maioria (60%) dos entrevistados brasileiros acredita que as cores do ambiente impactam sua motivação no trabalho. O estudo ouviu 5.667 pessoas em oito países, sendo 518 no Brasil, em setembro do ano passado. Por aqui, 56% dos respondentes disseram que têm a performance e concentração afetadas pelas cores e 69% concordaram que elas pode mexer com o seu humor. Além disso, 65% dos brasileiros disseram que se sentiriam mais felizes se pudessem escolher as cores dos lugares que frequentam e 41% deles revelaram que ficariam "extremamente felizes" se tivessem a opção de decorar o escritório onde trabalham com seus tons preferidos. Com base nesses dados e na experiência com clientes, a Tintas Coral elaborou um guia de como as empresas podem usar algumas cores a seu favor. Confira nas fotos:
De acordo com a Tintas Coral, a cor azul transmite calma, tranquilidade e alegria. Além disso, tons mais claros de azul remetem ao céu, o que aumentaria a sensação de amplitude e liberdade criativa.
Semelhante ao azul, o verde remete à tranquilidade e equilíbrio e ainda estimula as habilidades de leitura, segundo a Tintas Coral. De acordo com a empresa, por despertar esses sentimentos, a cor é muito usada na área da saúde.
Tons rosados e avermelhados são propícios para estimular a concentração e a atenção aos detalhes, segundo a Tintas Coral. Eles são indicados para áreas financeiras, por exemplo. O tom vermelho-rubi seria o ideal para forçar a memória. Não à toa, a cor é relacionada a força, energia, liderança e poder.
Na pesquisa feita pela Redshift Research, 27% dos entrevistados disse associar a cor amarela ao sucesso. Além disso, ela é capaz de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor. Segundo a Tintas Coral, seria o tom ideal para salas de reunião. Em paredes, ele seria capaz de trazer energia e vivacidade ao ambiente.
Pintar uma parede de verde escuro para obter efeito de lousa, de acordo com a Tintas Coral, pode estimular a comunicação e a criatividade no escritório, já que aquele espaço ganhará a função de mural de ideias, recados e compromissos. A cor também estaria associada à ousadia e a força, o que poderia ser usado para criar um ponto de foco no ambiente.
Mais lidas
Mais de Carreira
Microgerenciamento? Não para o CEO do Airbnb, que defende liderança presente: ‘Estou nos detalhes’5 profissões para quem gosta de fisioterapiaComo usar a técnica de benchmarking para desenvolver sua carreira?Como responder "Se você pudesse escolher qualquer mentor, quem seria?" na entrevista de emprego