Capacite-se em IA: treinamento online e gratuito com certificado está com inscrições abertas
Ascensão da tecnologia levou o especialista em inteligência artificial para o topo do ranking de “profissões do futuro”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial; salários chegam a R$35 mil
Jornalista
Publicado em 12 de setembro de 2023 às 09h00.
Enquanto você lê este texto, o mercado de trabalho está passando por uma revolução. O principal agente por trás dessa transformação? O avanço da inteligência artificial (IA).
Com a expectativa de estar presente em pelo menos 75% das empresas até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial, a nova tecnologia já quebrou paradigmas e provou que, ao contrário das previsões mais pessimistas, não será responsável (pelo menos não diretamente) pela eliminação dos postos de trabalho atuais.
- Topaz e IBM lançam plataforma com IA para o setor financeiro
- Procurando emprego? Número de vagas para quem tem esta habilidade no CV saltou 21 vezes
- Futuro do trabalho será moldado por tecnologia, inclusão e sustentabilidade
- Táxis autônomos entendem o trânsito? Motoristas de ambulâncias em São Francisco acham que não
- 6 em cada 10 varejistas querem adotar IA e tecnologias associadas nos próximos 12 meses
- Do MoMa para o The Town, Refik Anadol expõe no festival sua arte integrada à inteligência artificial
Isso porque há cada vez mais especialistas do setor afirmando que os trabalhadores não serão substituídos pela IA em si, mas sim por aqueles profissionais que souberem utilizá-la de maneira assertiva.
Um exemplo vem da presidente da Microsoft Brasil, Tânia Consentino. Durante sua participação em uma Aula Magna do MBA Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios, da Faculdade EXAME, a executiva afirmou que a IA tem potencial para criar milhões de postos de trabalho. “As pessoas não serão substituídas pela IA, mas sim por quem sabe usá-la bem”, disse.
“Quando falamos sobre o impacto da IA no trabalho, o que realmente estamos falando é sobre como as pessoas adotarão essas ferramentas e continuarão a fortalecer as habilidades pessoais que as complementam” pontuou o economista-chefe do LinkedIn, Karin Kimbrough, em um relatório recente divulgado pela plataforma.
Mas, afinal, como começar a aprender sobre inteligência artificial?
A fala dos especialistas evidenciam a urgência de atualização por parte da força de trabalho atual. Pensando nisso, a EXAME apresenta a segunda edição da série especial Carreira em Inteligência Artificial.
O treinamento virtual é totalmente gratuito e tem como objetivo preparar profissionais de diferentes áreas de atuação para liderar projetos de inteligência artificial.
“Os resultados apresentados por essas ferramentas surpreenderam até mesmo profissionais de tecnologia experientes, a ponto de muitos ficarem assustados com o impacto e as consequências desse avanço. Mas enquanto alguns se assustaram, outros perceberam o tamanho da oportunidade que está se abrindo no mercado neste momento”, diz Izabela Anholett, diretora de tecnologia da EXAME e professora da série.
Ao final dos quatro episódios, que irão ao ar entre os dias 18 e 26 de setembro, todos os participantes receberão um certificado para incluir no currículo.
NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE: GARANTA A SUA VAGA GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI!
- Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME