Busca por vagas de emprego voltam a subir em 2022, indica Google

Embora o interesse por busca de vagas de emprego tenha aumentado em 2022, não foi o bastante para recuperar o baque sofrido durante a pandemia
 (NurPhoto/Getty Images)
(NurPhoto/Getty Images)
A
Allan Gavioli

Publicado em 01/05/2022 às 10:00.

Última atualização em 29/04/2022 às 18:02.

Neste domingo, 1 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Trabalhador. A data, comemorada em quase todos os países do mundo, foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, durante um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa para homenagear uma greve de operários ocorrida em 1 de maio de 1886 em Chicago, nos EUA.

Veja também:

Por que a dona do Google quer gastar US$ 70 bi em recompra de ações

Retorno presencial pode afastar Geração Z do mercado, diz estudo

Google abre vagas inéditas no Brasil – e com chance de trabalho remoto

No Brasil, a data é comemorada desde 1924. Durante os anos de governo de Getúlio Vargas, o governo utilizava a data para anunciar as principais medidas de benefício ao trabalhador que haviam sido implementadas.

Para comemorar esse Dia do Trabalho, o Google Trends, plataforma de análise e métrica de buscas do Google, enviou com exclusividade à EXAME dados de busca dos usuários brasileiros a respeito do tema.

Segundo a análise do buscador, após atingir, em 2020, o nível mais baixo de interesse da última década, o interesse por vagas voltou a subir no Brasil.

Entre o período de março de 2021 a abril de 2022, o interesse pelos termos “vaga” e “vagas” cresceu 27% em comparação aos 12 meses anteriores. Já em 2021, último ano com dados completos, o interesse foi 21% maior que em 2020 – a maior alta anual desde 2008.

Embora o dado mostre que o interesse por busca de vagas de emprego tenha aumentado em 2022 em comparação ao ano anterior, não foi o bastante para recuperar o baque sofrido durante a pandemia.

O interesse ainda é menor (-20%) que o apurado antes da pandemia, em 2019, quando o termo “vagas” bateu recorde de interesse no Google.

Aumento nas buscas de "Jovem Aprendiz"

Outro indicador relevante nos dados do Google é o forte aumento de buscas por "Jovem Aprendiz": é o segundo maior patamar desde o início da série histórica, em 2004. Por enquanto, o pico de buscas ocorreu durante o ano de 2016.

As consultas por “jovem aprendiz” inverteram a tendência de queda em 2021 e cresceram 46% ante 2020. Nos últimos 12 meses, de março de 2021 a abril de 2022, as consultas pelo programa cresceram +40% na comparação com o período anterior.

Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco foram os estados que mais buscaram por “jovem aprendiz” nos últimos 12 meses.

O Google ainda forneceu uma lista da perguntas mais buscadas sobre Jovem Aprendiz nos últimos 12 meses:

1. O que é jovem aprendiz?
2. Como funciona o jovem aprendiz?
3. Jovem aprendiz administrativo, o que faz?
4. O que colocar no currículo de jovem aprendiz?
5. Quanto ganha um jovem aprendiz?
6. O que faz um jovem aprendiz?
7. O que precisa para ser jovem aprendiz?

Buscas por profissões

O levantamento do Google ainda aponta os principais questionamento sobre profissões mais específicas. A lista traz uma série de variações da frase "profissões que". Confira:

"profissões que...": versões da frase de maior alta, últimos 12 meses

Crescimento

profissões que voltaram a moda

Aumento repentino

profissões que serão extintas no futuro

+500%

profissões que deixaram de existir por causa da tecnologia

+350%

profissões que não usam matemática

+130%

profissões que usam matemática

+110%

quais são as profissões que dá mais dinheiro

+110%

profissões que exigem a língua inglesa

+90%

profissões que ganham bem no brasil

+40%

 

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.