Associação Brasa oferece bolsas para jovens negros estudarem fora

Associação que conta com mais de 9.000 brasileiros em 90 universidades ao redor do mundo agora lança bolsas exclusivas para negros

A associação de estudantes brasileiros no exterior BRASA está lançando uma iniciativa de bolsas de estudo fora do país para jovens negros. O programa BRASA Black Honors tem o objetivo de contribuir para uma melhor representatividade, com a comunidade negra ocupando cada vez mais cargos de destaque e liderança no Brasil.

A vida está mais complexa, a rotina mais intensa, mas a EXAME Academy pode ajudar a manter a mente em foco 

A ação se dá em meio aos demais trabalhos da associação, que oferece um programa de bolsas para que jovens brasileiros de baixa renda possam realizar o sonho de cursar graduação completa no exterior e contribuir para o desenvolvimento de um Brasil melhor. Atualmente são mais de 9.000 brasileiros em 90 universidades ao redor do mundo.

"Lideranças negras brasileiras representam 29% dos cargos gerenciais do Brasil e 24% dos deputados federais eleitos. Por que números tão baixos? A desigualdade é um problema histórico no Brasil e negros representam 76% dos 10% mais pobres do país. A BRASA ambiciona, através do programa BRASA Black Honors, contribuir para mudar essas estatísticas, gerando mais oportunidades para os futuros líderes negros brasileiros",  diz Elene Marques, gerente do BRASA Blacks.

Programa 

O BRASA Black Honors é um programa de bolsas e de desenvolvimento de liderança exclusivo para estudantes negros comprometidos com o empoderamento da comunidade negra brasileira e que tenham sido aceitos ou estejam realizando um curso de graduação completa no exterior.

Dentre os benefícios do programa estão: o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e profissionais, por meio de treinamentos, mentorias com profissionais e workshops, objetivando a realização de estágio ou pesquisa em suas áreas de atuação ou de interesse; conexão com líderes negros brasileiros que promovem impactos positivos na comunidade negra do Brasil; acompanhamento psicológico durantes suas jornadas de estudos; conexão com grupos de empoderamento negros em suas universidades e mais.

"Criamos o BRASA Black Honors para que negros e negras ocupando cargos de destaque não
seja uma situação nova ou que cause espanto. Para construirmos um país melhor, as lideranças brasileiras precisam ser representativas, e o nosso programa espera mudar as estatísticas atuais do Brasil com mais CEOs, fundadores, pesquisadores, e quem sabe até presidentes pertencentes a comunidade afro-brasileira", diz Marques.

As inscrições seguem até 1 de maio no site da BRASA.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.