As profissões mais antigas do mundo que existem até hoje
Essas atividades trouxeram sentido para a história e para a evolução humana, e resistiram ao tempo por causa desses dois fatores
Repórter
Publicado em 29 de dezembro de 2024 às 14h11.
Última atualização em 29 de dezembro de 2024 às 14h12.
As profissões mais antigas da humanidade não só moldaram a história como também continuam a exercer impacto no mundo contemporâneo. Segundo Camilie Cardoso, historiadora pela USP e consultora de cultura organizacional, essas são as profissões mais antigas que se tem registro:
Ferramenteiro - cerca de 2,6 milhões de anos
Pelos registros arqueológicos já encontrados, a produção de ferramentas foi iniciada na Etiópia há mais de 2 milhões de anos, o que significa que essa é a profissão mais antiga do mundo, afirma a historiadora. “Essas peças incluíam pedaços de rochas, lascas afiadas feitas de quartzo, obsidiana e sílex, e eram utilizadas sobretudo para caçar e abater animais”.
Contadores de história - cerca de 200.000 anos
Esse ofício está presente em muitas profissões até os dias de hoje, como o de jornalistas, redatores e escritores. “Surgiram no continente africano transmitindo suas narrativas por meio da história oral. Essa prática de contar histórias foi registrada e instrumentalizada pela linguagem escrita em 3100 a.C.”, diz Cardoso.
Alfaiates - entre 100.000 e 500.000 anos
Antropólogos estimam que as roupas surgiram em diferentes locais do continente africano entre 100.000 anos e 500.000 anos atrás. “As vestimentas eram simples e usadas sobretudo pelos ancestrais que viviam em climas mais frios, para a sua proteção”, afirma Cardoso.
A necessidade da produção do tecido e sua customização para que pudessem ser utilizados criou, ainda nos tempos antigos, a profissão dos alfaiates.
Artistas - cerca de 50.000 anos
As pinturas rupestres mais antigas já encontradas foram feitas por um neandertal, na caverna de Altamira, na Espanha. Dada a dificuldade de promover esse registro artístico e mnemônico com os recursos daquele período, era necessário o domínio de uma técnica para fazê-lo. “É possível que nossos ancestrais já dominassem a capacidade de produzir esses registros rupestres antes de migrar de África para os atuais territórios europeus, há mais de 65 mil anos, mas a geologia dificulta que elas sejam encontradas”, afirma a historiadora da USP.
Músico - cerca de 40.000 anos
Os instrumentos mais antigos de que se tem registro foram encontrados na região em que se localiza a caverna Hohle Fels, na Alemanha. “Em escavações, foram recuperadas várias flautas que datam do período paleolítico, o que sugere a presença de uma tradição musical já naquela época”, diz. “Consequentemente, aponta também para a existência de músicos e musicistas como uma das profissões mais antigas.”
Empreiteiro - entre 10.000 e 15.000 anos
O estabelecimento de comunidades com habitação fixa na Antiga Mesopotâmia veio acompanhado da necessidade de construir assentamentos para essas populações, o que levou ao nascimento do ofício dos(as) construtores(as). “As casas eram a princípio construídas pelos seus próprios moradores de forma empírica, mas, com o passar do tempo, surgiram especialistas que dominavam essas técnicas”, diz Cardoso.
Agricultor - entre 12.000 e 13.000 anos
Devido à mudança das formas de ocupação territoriais nômades para “sedentárias”, a Antiga Mesopotâmia também foi palco do nascimento da profissão de agricultor.
“Essa figura emergiu quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores e coletores para começar o cultivo de algumas espécies - começando por grãos como centeio, trigo e cevada.”
Outras profissões antigas
Há outras profissões que não se tem registro de quando surgiram, mas que estão presentes ainda hoje, afirma Joaquim Santini, pesquisador internacional.
- Curandeiro: precursor da medicina moderna, o curandeiro é responsável por cuidar da saúde e tratar doenças utilizando conhecimentos tradicionais e, muitas vezes, práticas espirituais.
- Comerciante: o comércio e a troca de bens e serviços é uma atividade econômica básica desde as primeiras civilizações.
- Pescador: a pesca como meio de subsistência e alimentação é uma atividade que remonta aos primórdios da humanidade.
- Serviços sexuais: a oferta de serviços sexuais em troca de dinheiro ou bens é uma atividade que tem registros históricos desde a antiguidade, em diferentes culturas ao redor do mundo.
- Soldado: guerreiros e defensores estão presentes desde as primeiras civilizações, lutando em conflitos, protegendo territórios e servindo a líderes e Estados.
- Cozinheiro: preparar e cozinhar alimentos é uma atividade básica e essencial que acompanha a humanidade desde o domínio do fogo.
“Essas profissões perduraram, porque atenderam a necessidades humanas fundamentais e se beneficiaram dos avanços da ciência e da tecnologia para se tornarem mais eficientes, precisas e inovadoras”, afirma Santini.
Veja as 7 profissões mais antigas do mundo que existem até hoje
Esta matéria foi publicada no dia 10 de novembro de 2024.Clique aquipara ver o texto original.