Exame Logo

As 15 melhores empresas para trabalhar dos EUA em 2012

Google volta para a primeira posição; destaque para companhias que passaram pela recessão americana sem demissões

1. Google (Luiz Ushirobira/INFO/EXAME.com)

Talita Abrantes

Publicado em 19 de abril de 2013 às 18h22.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

São Paulo - Dessa vez, a ofensiva do Facebook não foi suficiente para tirar o título de melhor empresa para trabalhar da gigante de buscas Google, segundo a revista Fortune.

O ranking, que deve ser lançado na edição de fevereiro da publicação americana, traz as empresas que oferecem as melhores práticas de recursos humanos dos Estados Unidos.

No pacote, ambientes de trabalho divertidos, políticas que favoreçam uma vida com qualidade e ofereçam segurança em tempos de crise econômica, além (é claro) de salários para lá de interessantes.

Esses são fatores que, há muito tempo, fazem do Google uma companhia bacana para trabalhar, segundo os próprios funcionários.

Mas o review de um funcionário na rede Glassdoor aponta para um temor que (paulatinamente) pode estar tomando os googlers: “Um lugar empolgante para trabalhar, mas que, aos poucos, está se transformando em uma grande corporação”. Com todos os poréns e prazeres que essa ideia implica.
  • 2. 2. Boston Consulting Group

    2 /15(Divulgação)

  • Veja também

    Primeira colocada no ranking do ano passado, o Boston Consulting Group subiu algumas posições por estimular o engajamento de funcionários em causas sociais.

    Mas não é só isso. A companhia investe pesado em recrutamento. Segundo a Fortune, para contratar cada novo consultor o Boston Consulting Group destina, pelo menos, 100 horas extra e alguns milhares de dólares.

    “O feedback sobre a performance é constante e as sugestões, tangíveis”, disse um dos funcionários na rede Glassdoor.
  • 3. 3. SAS Institute

    3 /15(Divulgação)

  • No ano passado, a SAS Institute foi eleita a terceira empresa que mais investe no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

    O título não foi por acaso. Entre os mimos oferecidos estão lavagem gratuita de carros, salão de beleza e uma das maiores academias de ginásticas in company dos Estados Unidos.
  • 4. 4. Wegmans Food Markets

    4 /15(Creative Commons)

    O cuidado com a qualidade de vida dos funcionários é um dos pilares da rede de supermercados Wegmans Food. Desde 2009, mais de 2 mil funcionários se inscreveram num programa para parar de fumar.

    Em 2010, a companhia premiava quem conseguisse, todos os dias, comer cinco copos de frutas e vegetais e caminhar três quilômetros durante oito semanas.
  • 5. 5. Edward Jones

    5 /15(Divulgação)

    A consultoria de investimentos Edward Jones passou praticamente imune à crise – pelo menos no quesito redução de quadro de funcionários. Durante a recessão do ano passado, a companhia não demitiu um único funcionário.

    Na rede social Glassdoor, os funcionários aplaudem a empresa pelos horários flexíveis e possibilidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • 6. 6. NetApp

    6 /15(Divulgação)

    A NetApp fornece café expresso aos funcionários, assim como frutas nas terças-feiras e biscoitos com cream cheese de sextas-feiras. Mas ela não conquista os funcionários apenas pelo estômago.

    “O tamanho da companhia é bom o suficiente para ter um bom trabalho e reconhecimento, não é como em companhias grandes”, diz um funcionário no Glassdoor.
  • 7. 7. Camden Property Trust

    7 /15(Divulgação)

    A companhia gosta de surpreender os funcionários. No ano passado, deu bônus surpresa que variavam de 100 a 5 mil dólares.

    No site Glassdoor, os aplausos vão exatamente para os benefícios oferecidos pela companhia. As vaias são destinadas para o comportamento de alguns gestores e para as longas jornadas de trabalho – que podem ocupar os feriados e fins de semana.
  • 8. 8. Recreational Equipment (REI)

    8 /15(Divulgação)

    Quem contabiliza 15 anos de trabalho na rede de lojas de equipamentos de esqui REI ganha férias adicionais de quatro semanas a cada cinco anos.

    Os descontos em produtos da rede para funcionários podem chegar a 75%.
  • 9. 9. CHG Healthcare Services

    9 /15

    Sugestões dos funcionários são bem vindas dentro dos limites da CHG Healthcare Services . Com isso, segundo a revista, por exemplo, o aniversário de Martin Luther Kink Jr. virou um feriado remunerado dentro da companhia.

    Nos reviews do Glassdoor, o sentimento é de que é uma boa companhia para trabalhar se você quer ter qualidade de vida. Mas, em compensação, os salários não são tão atrativos assim.

  • 10. 10. Quicken Loans

    10 /15(Divulgação)

    Além de vários benefícios, a companhia é aclamada pelo clima familiar que mantém entre seus funcionários.

    Na rede Glassdoor, as opiniões são quase consensuais. O ambiente é divertido e dinânimo, mas desaconselhável para quem queira ter vida social.
  • 11. 11. Zappos.com

    11 /15(Creative Commons)

    Ligada à Amazon, a Zappos.com também conquista seus funcionários pelo estômago com refeições gratuitas e com mimos como aulas que misturam yoga e, pasmem, gargalhadas.

    Além disso, a empresa oferece um serviço de aconselhamento de carreira em tempo integral para todos os funcionários.
  • 12. 12. Mercedes Benz EUA

    12 /15(Divulgação)

    “Bom salário e muitas oportunidades como férias pagas e empréstimos imobiliários. Eles até oferecem carros de graça”, disse um funcionário na rede Glassdoor.

    Para comemorar os 125 anos da invenção do automóvel, a companhia deu um bônus para todos os funcionários. Quem tinha mais de 14 anos de casa, por exemplo, ganhou 1.400 dólares, segundo a Fortune.
  • 13. 13. DPR Construction

    13 /15(Divulgação)

    A construtora DPR Construction ganha pontos por manter uma cultura aberta – sem muita burocracia. Os funcionários, por exemplo, podem (ou não) participar das reuniões trimestrais.

    Na rede social Glassdoor, um dos funcionários afirmou: “o escritório é divertido e me mantém engajado”. Apesar da autonomia para tocar as próprias tarefas, os funcionários reclamam que falta um direcionamento melhor para a carreira.
  • 14. 14. DreamWorks Animation

    14 /15(Divulgação)

    A marca por trás de sucessos da animação como Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda parece não agradar apenas ao público. Além de aparecer na lista das companhias mais aclamadas por causa da boa comida, a Dreamworks também é uma das mais legais para trabalhar nos EUA.

    Mas a Dreamworks não conquista seus funcionários apenas pelo estômago. A companhia oferece mimos como yoga no horário do expediente e festas mensais. O CEO Jefferey Katzenberg faz, pessoalmente, o recrutamento de novos funcionários da empresa.

    Apesar das palmas, os funcionários reclamam, na rede social Glassdoor, que a empresa tem alguns vícios de grandes corporações, como políticas engessadas.
  • 15. 15. NuStar Energy

    15 /15(Divulgação)

    Com 1.512 funcionários nos Estados Unidos, a empresa de energia NuStar se destaca por oferecer planos de saúde premium para todos eles. Sem restrições. Em tempos de crise econômica (e terror quase generalizado), a companhia ganha pontos por manter uma política contrária à demissões.

    A NuStar também aparece entre as 14 companhias que oferecem os melhores mimos aos seus funcionários.
  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoEmpregosEmpresasEmpresas alemãsEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleListasMercado de trabalhoMercedes-BenzMontadorasRankingsTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame