As 10 melhores universidades públicas dos EUA
Pesquisa dos periódicos Princeton Review e USA Today aponta quais as instituições de ensino consideradas de alta qualidade acadêmica, custo e financiamento acessíveis
Da Redação
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 12h08.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h36.
São Paulo - Fundada pelo ex-presidente americano Thomas Jefferson em 1819, a Universidade da Virginia (UVA) é considerada a melhor universidade pública dos Estados Unidos, segundo a pesquisa. É o terceiro ano consecutivo que a instituição encabeça a lista. Para chegar ao resultado, a pesquisa avaliou os custos de taxas de anuidade (nos Estados Unidos, elas são cobradas mesmo nas universidades públicas), moradia e alimentação, além da qualidade do ensino. A UVA apresentou altas notas na avaliação da graduação, unindo as vantagens acadêmicas de uma universidade particular da Ivy League, como Harvard ou Princeton, com a vida social e o custo de uma universidade estadual. Para estudar lá, o estudante desembolsa 22,5 mil dólares por ano (se morar na Virginia) ou 46 mil dólares (se for de outro estado). É na UVA que se encontra a Darden Graduate School of Business Administration, uma das melhores escolas de negócios do mundo. A Darden emprega a técnica de ensino de estudos de caso, dotada também por algumas escolas de direito e pela Harvard Business School.
São Paulo - Com menos de mil alunos, a New College of Florida é uma universidade que afirma privilegiar o ensino centrado no aluno, o desenvolvimento colaborativo da grade curricular e a pesquisa independente. Segundo o estudo, o trabalho feito de aluno a aluno é um diferencial na formação dos estudantes, que são encorajados a manterem projetos independentes e recebem indicações de carreira e trabalho personalizadas. Fundada como uma universidade particular nos anos 60, hoje ela está integrada à rede de ensino superior da Flórida. O ensino flexível, mas com padrões rigorosos de qualidade, é acessível por valor de anuidade de instituição pública americana: cerca de 18 mil dólares para residentes na Flórida e 40 mil dólares para moradores de outros estados. Entre os cursos oferecidos pela universidade que enfatiza o ensino "humanista e e espírito livre", os estudantes têm acesso à formação em cursos da área de artes e ciências, como em ciências econômicas e estudos urbanos, por exemplo.
São Paulo - A Universidade da Flórida (UF) é uma das maiores do país, com mais de 50 mil estudantes matriculados. Com valor de anuidade entre de 5 mil dólares (para alunos nascidos no estado) e 27 mil dólares, a instituição está entre as preferidas pelos headhunters. A UF oferece uma grande estrutura para atender ao número de alunos, com dormitórios para mais de 7 mil universitários e campus com museus de arte e história nacional e estações de rádio e TV. Além da qualidade de ensino e grade curricular, a universidade oferece vida social ativa, com praias e diversões da Flórida a poucos quilômetros do campus centenário.
São Paulo - A University of New York at Binghamton, localizada no estado de Nova York, é conhecida por oferecer cursos de alta qualidade, indicado para os estudantes que continuarão os estudos e pesquisas em universidades de ponta após a graduação. Segundo o estudo, a formação em Biologia, Psicologia, Ciências Políticas, Filosofia e Direito são considerados destaque entre universidades do mesmo porte. Ao mesmo tempo em que tem boa avaliação acadêmica, a Binghamton University, como também é conhecida, possui valores de anuidade mais baixos mesmo entre as instituições públicas. Os estudantes da universidade têm custos anuais de 18 mil dólares (residentes em Nova York) e 26 mil dólares (pessoas de fora do estado).
São Paulo - Uma das mais antigas instituições de ensino dos Estados Unidos, a Universidade da Geórgia foi fundada em 1785 e sobreviveu aos anos de Guerra Civil americana. Segundo o estudo, a reputação positiva da faculdade tem crescido nos últimos anos, atraindo estudantes e professores de outros estados e países. A pesquisa aponta o ensino de qualidade em cursos como Jornalismo, Ciência, Agricultura e Literatura, entre outros. Estudar na Universidade da Georgia requer o investimento anual, incluindo valores estimados com despesa em livros e moradia, de 19 mil dólares (para residentes na Georgia) e até 38 mil dólares (para pessoas de fora do estado). Além da formação dos alunos, a Princeton Review avaliou o ambiente cultural efervescente no campus, com uma cena musical e artística que propicia atividades complementares aos estudantes.
São Paulo - Localizada em Ann Arbor, a Universidade do Michigan (UM) possui um campus de grande porte, para a acomodação de mais de 40 mil estudantes com acesso a programas de graduação e oportunidades de iniciação científica. A anuidade varia de 11,8 mil dólares (para alunos nascidos no estado) a 36 mil dólares. Segundo o estudo, as vantagens de ser universitário numa instituição de ensino do tamanho da UM é a proporcional variedade de cursos, programas de pesquisa, professores de qualidade e as possibilidades de atividades extracurriculares como estágios e esportes. É em Ann Arbor que se encontra o maior estádio de futebol da liga universitária no país. Para os cursos de MBA, na UM se encontra a Stephen M. Ross School of Business, uma das mais conceituadas dos Estados Unidos.
São Paulo - Depois da Universidade de Harvard, a College of William & Mary (W&M) é a universidade mais antiga dos Estados Unidos. Fundada na cidade histórica de Williamsburg em 1693, pelos corredores da W&M já passaram três estudantes que se tornaram presidentes: Thomas Jefferson, James Monroe e John Tyles, entre outras personalidades importantes da história do país. Segundo o estudo, a universidade encoraja o intercâmbio com instituições de outros países e oferece conceituadas opções de pesquisa científica, além de projetos artísticos e comunitários. A vida social no camus da W&M também é intensa, de acordo com a pesquisa. A anuidade da W&M varia entre os valores de 11,7 mil dólares (residentes na Virginia) e 22,5 mil dólares (para pessoas de fora do estado).
São Paulo - Uma das primeiras insituições de ensino público superior nos Estados Unidos, a Universidade da Carolina do Norte (Chapel Hill) tem reputação positiva de qualidade de ensino e também nos esportes. Segundo o estudo, os professores são geralmente os melhores no campo de ensino e são acessíveis apesar do tamanho da universidade. Os cursos de Jornalismo, Negócios e Enfermagem em Chapel Hill estão entre os melhores do país, além das oportunidades de pesquisa científica serem consideradas acima da média. Entre os cursos de MBA, é em Chapell Hill que está a renomada Kenan-Flagler Business School, focada em serviços financeiros e manufaturas.
São Paulo - O forte da Universidade do Estado da Carolina do Norte (North Carolina State University, NCSU) são os cursos de ciência e tecnologia. De acordo com o estudo da Princeton Review, as escolas de Engenharia e Agricultura são os destaques do programa acadêmico da universidade, que também inclui os renomados cursos de Arquitetura, Ciências Sociais e Ciências Matemáticas, entre outros. O ranking aponta que os alunos da NCSU são incentivados a se envolver em pesquisa científica, o que faz da universidade a quarta no país com maiores investimentos em pesquisa, mesmo sem curso de Medicina. A NCSU oferece ainda programas para facilitar o acesso dos alunos ao mercado de trabalho após a graduação. O valor das anuidades na universidade ficam entre 18 mil dólares e 31 mil dólares (para estudantes de outros estados).
São Paulo - A Universidade da Cidade de Nova York - Hunter College é uma opção para quem busca ensino superior de ponta a preços acessíveis em Nova York. Localizada na área nobre do Upper East Side, a Hunter College oferece cerca de 70 programas de graduação para mais de 15 mil universitários. Na Hunter College, são incentivados os projetos artísticos e as diferentes manifestações culturais, segundo o estudo, como microcosmos da própria cidade de Nova York. Para estudar lá, os estudantes residentes no estado desembolsam pelo menos 5,2 mil dólares (para pessoas de outros estados, o valor deve ser calculado por créditos).