Carreira

As 10 melhores universidades do planeta, segundo a QS

Novo ranking da QS classifica universidades com base em critérios como reputação acadêmica e grau de internacionalização. Veja a lista completa

MIT (katphotogirl/Thinkstock)

MIT (katphotogirl/Thinkstock)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 8 de junho de 2017 às 11h33.

Última atualização em 8 de junho de 2017 às 15h43.

São Paulo — O MIT (Massachusetts Institute of Technology) é, mais uma vez, a melhor instituição de ensino superior do mundo, de acordo com o mais novo ranking da consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds). A universidade norte-americana aparece no topo ininterruptamente desde 2015.

A lista das 10 melhores não sofreu quase nenhuma alteração em relação à edição do ano passado. As primeiras colocadas de 2017 conquistaram praticamente as mesmas posições no ranking projetado para 2018, com algumas poucas inversões: Caltech "roubou" o 4º lugar de Cambridge, que ficou em 5º; e a Imperial College London, University of Chicago e ETH Zurich se movimentaram entre a 8ª e a 10ª posições.

A análise se baseia na reputação acadêmica da instituição (responsável por 40% da nota), proporção entre professores e alunos (20%), proporção entre citações acadêmicas e número de professores (20%), reputação da universidade no mercado de trabalho (10%), proporção de professores estrangeiros (5%) e proporção de alunos estrangeiros (5%).

O topo do ranking é dominado por Estados Unidos e Reino Unido, além da Suíça, representada por uma universidade na 10ª posição. A instituição brasileira mais bem classificada, a USP (Universidade de São Paulo), aparece em 121º lugar.

Confira a seguir a lista das 10 melhores universidades do mundo, de acordo com o levantamento:

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesHarvardMITRankings de faculdadesUniversidade Stanford

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman