Aprender inglês com séries e filmes funciona mesmo? Professora explica
Na coluna de inglês, Rose Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, explica como o entretenimento pode ajudar no seu aprendizado
Da Redação
Publicado em 6 de novembro de 2019 às 12h00.
Última atualização em 6 de novembro de 2019 às 13h00.
Você já sabe: quanto mais divertido for o aprendizado, mais você vai se dedicar. E se o conteúdo for relevante para você, também vai haver mais engajamento.
Só que diversão e relevância são percepções muito pessoais. Por exemplo: notícias do mundo ou da vida de celebridades podem ser conteúdos muito relevantes e divertidos para você, mas pouco para outra pessoa. Importantíssimo você saber o que é relevante/divertido para você, e a partir daí buscar conteúdos relacionados com o idioma que quer aprender.
E por que tudo isso é importantíssimo?
Porque ninguém tem tempo para aprender/esquecer eternamente, ou, pior, para investir tempo e dinheiro em um curso - presencial ou online - e depois constatar que não aprendeu nada.
Os neurocientistas já concluíram que a dopamina, a serotonina e a oxitocina são os "hormônios do aprendizado". A dopamina, por exemplo, é a substância química cerebral responsável pelo prazer (reforço positivo) que você tem quando aprende algo.
E sempre que seu cérebro libera o hormônio do prazer, você naturalmente quer repetir aquela ação (e a regularidade/disciplina deixam de ser um sacrifício, olha que bom).
A emoção potencializa a sua memória, e você vai se lembrar daquele conteúdo mais facilmente depois. Quando o conteúdo tem um significado pessoal, ou causa uma emoção, você aprende..
Assim, aprender inglês a partir de séries, filmes e música pode ser uma forma muito eficaz, já que atividades divertidas e emocionantes aumentam seu engajamento (você sempre encontra tempo, quando gosta de fazer algo) e potencializam sua memória.
Hoje selecionamos um artigo bem legal, em inglês, sobre um prequel do Game Of Thrones . Aliás, veja aqui a diferença entre Prequel e SpinOff:
Prequel
A film, book, or play that develops the story of an earlier film, etc. by telling you what happened before the events in the first film, etc. Ou seja, prequel é um spin-off que conta uma estória que aconteceu antes do tempo do filme ou da série. Young Sheldon é um prequel de Big Bang Theory.
Spin-off
A show involving characters from a previous show. Joey é um spin-off (que não deu muito certo) de Friends.
Antes de ler o artigo sobre o GoT, observe algumas frases em Passive Voice, tiradas dele:
...It was also announced that another Game of Thrones prequel...
…The first Game of Thrones spin-off series to have a pilot episode ordered…
…It is expected to serve as showrunner of a prospective series…
...The show was going to be set thousands of years before the events of the main show...
Agora, leia o artigo:
Game Of Thrones: Why The Long Night Prequel Isn't Happening
Ficou com alguma dúvida de inglês ao fazer as atividades? Os especialistas da Companhia de Idiomas respondem gratuitamente as dúvidas dos leitores desta coluna na Exame.com, nas redes sociais da Companhia de Idiomas, ou por email: atendimento@companhiadeidiomas.com.br
Quer resgatar alguns quizzes e atividades já publicados na Exame.com, relacionados a Séries, Filmes e Música? Aqui estão alguns deles:
- Com saudade de Game of Thrones? Este quiz de inglês é para vocêSéries em geral
- Um teste de inglês para quem é (muito) viciado em séries
- Aretha Franklin: teste seu inglês com as canções da Rainha do Soul
- Once Upon a Time in Hollywood: Netflix e Tarantino se unem para dar esta lição de inglês
- Estes 3 exercícios são para aprender a debater suas opiniões em inglês
E se você quiser praticar mais o seu inglês em um curso rápido usando filmes, séries e música, a Companhia de Idiomas está dando um cupom de 20% de desconto para todos os leitores deste artigo. É só clicar aqui e usar o cupom EXAME20.
Rosangela Souza (ou Rose Souza) é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas, e coautora do Guia para Programas de Idiomas em empresas. Graduada em Letras/Tradução/Interpretação pela Unibero, Especialista em Gestão Empresarial, MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP, além de cursos livres de Business English nos EUA. Professora na Pós Graduação ADM da FGV. Colunista dos portais Catho, MundoRH, AboutMe e Exame.com. Quer falar com ela? rose@companhiadeidiomas.com.br ou pelo Skype rose.f.souza