Exame Logo

Após demissão da Globo, jornalista diz que foi punida por ficar doente

A ex-apresentadora desenvolveu Síndrome de Burnout, doença relacionada ao estresse, e tirou licença médica para se recuperar

Globo: a empresa afirmou que a razão da demissão não tem relação com a licença médica (Globo/Divulgação)

Luísa Granato

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 11h00.

Última atualização em 12 de dezembro de 2018 às 22h55.

São Paulo - No dia 29 de outubro, a jornalista Izabella Camargo foi demitida pela Globo ao retornar de licença médica após desenvolver sintomas de estresse profissional, uma doença conhecida como síndrome de burnout .

Ela era apresentadora da previsão do tempo dos programas Hora 1 e do Bom Dia Brasil desde 2014. Seu turno na Globo começava às 3h da madrugada, ela fazia quatro entradas durante o primeiro programa e ficava até 20 minutos dando as informações de meteorologia. E também participava do segundo programa.

Veja também

Izabella ficou chocada com a demissão e sente que está sendo punida por ter ficado doente.“Quando voltei, fiquei confusa, ainda não sei a razão da demissão”, conta ela.

Ao site EXAME, ela falou que quatro médicos acompanharam sua saúde e que buscou tratamentos paliativos para sintomas que surgiram pelos anos, como acupuntura, yoga e meditação.

Segundo ela, a doença está relacionada com o horário de trabalho na emissora. Ela chegou a pedir para mudar seu turno, mas não teve o pedido atendido. E em agosto, ela sofreu um apagão ao vivo, enquanto falava com o apresentador José Roberto Burnier, âncora do Em Ponto.

“Todos os laudos médicos diziam a mesma coisa. O que eu estava sentindo fisicamente foi provocado frequência de trabalho naquele horário e meu corpo estava pedindo ajuda. Foram seis anos na madrugada e a casa [Globo] tem todos esses laudos. Estava muito feliz em voltar, pois honro meu trabalho", comenta.

No mesmo dia, ela foi diagnosticada com burnout, com risco de convulsões, e seu médico a mandou pedir licença.

A síndrome de burnout é um esgotamento mental relacionado ao estresse e excesso de trabalho. Entre seus sintomas estão problemas de memória, fadiga, dores musculares, depressão, falta de apetite e problemas no sono.

Apesar a despedida difícil, a jornalista afirma que é muito grata à emissora e às pessoas com quem conviveu no tempo que passou na Globo. Agora, ela quer cuidar de sua recolocação no mercado e de sua saúde.

“Espero ajudar para que outras pessoas não tenham o que tive. Espero que cada pessoa possar pensar no seu tempo e na sua saúde e perceba se não está ultrapassando os seus próprios limites”, diz.

Por e-mail, a assessoria da emissora afirmou que "em hipótese alguma a TV Globo confirma as declarações de Izabella Camargo para o site ‘Notícias da TV’ sobre os motivos de sua saída da emissora. A própria Izabella já disse a jornalistas que está “bem de voz, mente e corpo em equilíbrio”. O motivo pelo qual deixou de trabalhar na TV Globo não guarda relação com as razões que a levaram a tirar licença médica, mas a emissora não trata em público de suas relações com funcionários ou ex-funcionários. A Globo é reconhecida por todos como uma empresa que zela por seus funcionários, dando todo o apoio possível. Como já dissemos antes, a Globo agradece à Izabella pelos anos de convivência, dedicação e profissionalismo."

Veja o vídeo de despedida que a jornalista publicou em seu perfil pessoal do Instagram:

Acompanhe tudo sobre:DemissõesEstresseGloboJornalistas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame