CNU foi adiado no dia 3 de maio devido à situação de calamidade pública que enfrenta o estado do Rio Grande do Sul (Ricardo Stuckert/Presidência da República/Divulgação)
Repórter
Publicado em 8 de maio de 2024 às 18h22.
Última atualização em 13 de maio de 2024 às 15h30.
Após o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU), que aconteceria em todo o país no último domingo, 5, mais concursos foram adiados no Rio Grande do Sul devido à situação de calamidade pública que o estado está passando.
Segundo o levantamento da Defesa Civil desta quarta-feira, 8, 100 pessoas morreram devido às fortes chuvas que se alastram no estado, enquanto o número de desaparecidos é de 128. Mais de 160 mil pessoas estão desalojadas e mais de 400 municípios foram afetados.
"São 1.100 inscritos no Rio Grande do Sul, cerca de 3% dos mais de 38 mil candidatos. O adiamento não trará nenhum impacto financeiro para o Banco Central", diz o banco em nota, e reforça que será necessário aguardar uma normalização das condições em Porto Alegre para agendar uma nova data.
A nova data, para esses candidatos, ainda está em definição. Para o restante do Brasil, as provas estão mantidas para o dia 26 de maio.
“Ressalta-se que o objetivo essencial é garantir a segurança plena de todos os candidatos e profissionais envolvidos na aplicação da prova”, afirma a CVM em nota.
A Defensoria Pública do Estado do Paraná/PR mesmo não sendo do estado, decidiu adiar o concurso e ainda não tem data prevista para a aplicação da prova.
“A Defensoria Pública do Estado do Paraná/PR suspende a aplicação das provas para o Concurso Público. A realização, que aconteceria no próximo domingo, dia 12 de maio, ainda está sem data prevista para ocorrer”, afirma Fundatec, responsável pela realização do concurso.
“Conforme previsto no edital do concurso, a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, é uma das localidades de realização de provas. Diante da calamidade recém-instaurada, e dada a impossibilidade de aplicação dos exames neste momento na região afetada, fez-se imperiosa a decisão pelo adiamento das fases do certame. As novas datas serão oportunamente divulgadas”, diz o órgão em nota.
“Todos os candidatos no país precisam ter iguais oportunidades”, afirma o comando do curso de formação de fuzileiros navais, em nota à imprensa.
"As provas do concurso da Anatel seriam aplicadas em todas as capitais dos 26 estados e no Distrito Federal no dia 26 de maio. A nova data de realização das provas será divulgada em breve no site da Anatel."
“Esses concursos correm o risco de serem adiados. Acreditamos que toda a prova que é nacional ela não será aplicada pelo menos nos próximos 30 dias”, afirma Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos.
Além da questão humanitária que está sendo considerada no Sul, em relação aos estudos, professor reforça a importância de aproveitar melhor esse tempo.
“Para os que estavam avançados nos conteúdos, esses ganharam o dobro do tempo para fazer simulados e revisar o conteúdo, e para os que não se preparam tão bem, existe aí uma nova oportunidade para estudar o que o edital exige.”