Acompanhe:
seloCarreira

6 sinais de que você tem problema para interagir no trabalho

Especialistas mostram como avaliar seu comportamento para você voltar a ser ouvido no ambiente corporativo

Modo escuro

Continua após a publicidade
O profissional deve avaliar se as suas atitudes contribuem para o afastamento dos colegas (Getty Images)

O profissional deve avaliar se as suas atitudes contribuem para o afastamento dos colegas (Getty Images)

C
Camila Lam

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às, 16h42.

São Paulo – Se você constantemente tem problemas de comunicação ou interação com o colega de trabalho, chefe ou cliente, atenção. Você pode estar colocando a sua carreira em risco.

É comum cometer deslizes de comunicação na hora da entrevista devido ao nervosismo da situação. Mas não é um bom sinal quando vira parte da rotina o profissional se sentir deslocado ou frustrado por nunca ser ouvido.

“Ter bons relacionamentos no trabalho é um sinal de sucesso. Essa é uma habilidade essencial para a carreira. Quem não tem, precisa desenvolver”, afirma Tarcísio Abreu, professor de recursos humanos e planejamento empresarial da pós-graduação do Ibmec Brasília.

Confira abaixo seis sinais que mostram que você precisa melhorar a sua comunicação no trabalho:

1 Ninguém presta atenção no que você fala

Claudia Monari, diretora de outplacement e planejamento de carreira da Career Center, afirma que se o profissional sentir que ninguém nunca aceita as opiniões dele, é preciso um momento de reflexão e avaliação. “Pode ser que a pessoa tenha perdido a credibilidade por algum motivo”, explica.

O erro pode estar na forma com que o profissional falou ou simplesmente no momento – inadequado para aquele tipo de sugestão.

2 Você não é chamado para reuniões ou projetos especiais

Para os especialistas, se a não convocação for aliada à diminuição de tarefas ou responsabilidades, sim, há algo de muito errado. Para Abreu, o profissional, nessas situações precisa avaliar o seu desempenho e perguntar para o gestor a razão pela qual ele não foi chamado. “Pode ser incompatibilidade com o perfil, formação ou desempenho”, diz.


“Às vezes houve uma mudança na gestão, na equipe ou do processo da companhia e o profissional precisa estar atento a tudo isso e avaliar o quanto está aderente ao modelo da empresa”, explica Claudia.

3 Seu chefe dispensa todas as suas ideias

Se toda vez que você expõe suas ideias e elas não são bem recebidas ou até mesmo ignoradas, a solução é solicitar um feedback. Descubra se a ideia é boa, se a maneira que você a apresentou foi pertinente ou se o momento não foi adequado.

4 Você não tem amigos no trabalho

Para Abreu, por mais que as personalidades dos colegas de trabalho sejam bem diferentes da sua, um profissional não será bem sucedido se isolar e não dar abertura para colaborar. “Não adianta ser só tecnicamente bom. É importante o equilíbrio. Não adianta ser muito bom se tem problema para lidar com as pessoas”, afirma.

5 Você não é chamado para encontros informais

Às vezes, o afastamento das pessoas pode dizer muita coisa. Não ser chamado para almoçar ou tomar café pode parecer um assunto insignificante, mas mostra muito a situação do profissional.

6 Você já foi demitido

“O momento de demissão sempre é um momento para reavaliar a sua postura profissional e se preparar para a próxima oportunidade”, diz Abreu. Para Claudia, o profissional deve refletir para ter clareza do peso que o seu comportamento teve na decisão.

Últimas Notícias

Ver mais
Quer trabalhar de casa? Veja as vagas de home office abertas nesta semana
seloCarreira

Quer trabalhar de casa? Veja as vagas de home office abertas nesta semana

Há uma semana

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais