Exame Logo

5 aplicativos para encontrar o emprego perfeito

Muitos empreendedores partiram para a lógica dos sites e apps de paquera: eles querem dar um "match" entre companhias e profissionais

Dê um 'match' na carreira (kenteegardin/ Photopin)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2015 às 12h30.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h37.

Quem pensa que para encontrar um novo emprego basta escolher a área de atuação está muito enganado. Ao buscar um local para trabalhar, o profissional deve considerar se a empresa para onde está indo se identifica com seu perfil, seus valores e objetivos. O mesmo vale para os recrutadores, que querem encontrar o talento perfeito para cada vaga de acordo com as políticas da organização. Além disso, a frieza como os processos seletivos são tratados muitas vezes pode fazer com que o profissional se dedique a uma vaga em uma companhia que nada tem a ver com suas expectativas. Afinal, como saber se a companhia tem um ambiente mais descontraído, mais corporativo, se o seu escritório é adequado para o trabalho e se ele fica próximo de onde você mora? Pensando nisso, muitos empreendedores partiram para a lógica dos sites e apps de paquera: eles querem dar um 'match' entre companhias e profissionais e trazer mais harmonia aos ambientes de trabalho. "Se você erra na porta de entrada da sua empresa, o prejuízo depois pode ser enorme", afirma a empreendedora Isabella Arruda Botelho, criadora da plataforma Pin People. Para te ajudar a conseguir o trabalho perfeito, INFO selecionou 5 opções de aplicativos e sites específicos para buscar oportunidades de trabalho pelo país de acordo com seu perfil. Confira:
  • 2. GoTalent

    2 /7(Reprodução)

  • Veja também

    Com foco no recrutamento personalizado para profissionais de TI, a GoTalent foi criada em 2014 e permite encontrar oportunidades de emprego nas companhias de acordo com as habilidades apontadas nos currículos dos usuários e de cada vaga publicada. Como funciona: o candidato cadastra todas as suas competências no serviço e o tipo de vaga que deseja buscar (estágio, trainee, júnior, pleno, etc.). A GoTalent, então, cruza as informações do usuário com as oportunidades compatíveis com seu perfil em uma espécie de "match", o qual mostra o nível de identificação daquele profissional com o emprego de 0 a 100%. Caso a pessoa se interesse em disputar a vaga, ela se inscreve no próprio site e a entrevista poderá ser feita por videochamada.
  • 3. Emprego Ligado

    3 /7(Reprodução)

  • Encontrar um trabalho próximo de casa é um desafio para muitos profissionais. E se uma plataforma pode ajudar o candidato a encontrar uma oportunidade de acordo com sua localização, por que não usá-la? A proposta do Emprego Ligado é fazer com que pessoas de baixa renda não precisem mais se deslocar tanto para trabalhar. Com o aplicativo para Android , mesmo aqueles que não possuem computador conseguem receber vagas de emprego pelo próprio celular. Como ele funciona: o usuário se cadastra pela página da web ou pelo celular. É preciso informar o grau de escolaridade e as áreas de trabalho de maior interesse - que pode ser desde telemarketing até construção e restaurantes. Depois, o candidato passa a receber e visualizar vagas de acordo com sua cidade e localização atual e pode agendar entrevistas.
  • 4. Worker Hunt

    4 /7(Reprodução)

    Depois de 18 anos morando no Brasil, o empreendedor Osama Khozondar, de São Paulo, percebeu a dificuldade que tinha para encontrar funcionários qualificados para seus negócios. E como nem sempre a velha indicação dava certo, ele teve a ideia de lançar o aplicativo Worker Hunt, a fim de facilitar a busca por profissionais em qualquer área de atuação. O serviço disponível em navegadores e para smartphones com iOS já tem mais de 4 mil usuários cadastrados em todo o país, com as ocupações de arquiteto e babá como as mais requisitadas por empresas. Como ele funciona: o profissional se cadastra pelo site ou aplicativo e deve selecionar uma das três categorias de perfil: Worker (para profissionais de qualquer área com ou sem diploma), TraineeWorker (para estagiários) ou FreeWorker (para qualquer pessoa em busca de trabalho fixo ou temporário como freelancer). Depois de atualizar o currículo, os dados do usuário ficarão disponíveis para consulta de empresas em busca de talentos nas proximidades. Também há recursos para indicações de pessoas, anexo de portfólio e galeria de fotos.
  • 5. Biz.u

    5 /7(Divulgação)

    Cansados da maneira fria como muitos sites de vagas tratam os processos seletivos, os empreendedores Wagner Andrade, Fellipe Bazilio e Rafael Chaves resolveram criar um novo modelo de recrutamento que conectasse profissionais e empresas de acordo com suas personalidades. A startup carioca surgiu a partir de um curso dentro de uma aceleradora no Rio de Janeiro e recebeu R$ 300 mil em investimentos para colocar a ideia em prática. Um dos maiores diferenciais para quem procura oportunidades no site é uma maior descrição sobre as companhias, além de vídeos mostrando o ambiente de trabalho e depoimentos de funcionários. Como o site funciona: o candidato se cadastra a partir do e-mail, Facebook ou LinkedIn e deve preencher uma pequena pesquisa com perguntas sobre comportamento. Depois de responder, o usuário recebe os chamados "Arquétipos pessoais", que funcionam como qualidades-chave que são comparadas às da empresa.
  • 6. PinPeople

    6 /7(Reprodução)

    Inspirada no site de relacionamentos eHarmony, a empreendedora Isabella Arruda Botelho e sua sócia, Verônica Mussi, criaram uma forma interessante de conectar profissionais e vagas no Brasil: a Pin People. A plataforma usa a mesma lógica dos sites de paquera para dar um "match" entre companhias e candidatos, de forma que a oportunidade seja a melhor possível para ambos. Como funciona: o profissional deve preencher um questionário chamado "Jeito de Ser" informando suas preferências sobre estilos de trabalho e seus principais valores. A empresa cadastrada no serviço, por sua vez, deve enviar um formulário para que seus funcionários preencham. "São eles que vão nos contar como a empresa é no dia a dia. Na sequência, consolidamos essas respostas e a empresa passa a ter seu perfil na Pin People", conta a empreendedora. É a partir do cruzamento desses dados o site irá encontrar um local compatível com o que o internauta ou a companhia procuram no mercado. As empresas podem usar a Pin People de duas formas diferentes: na primeira, o site oferece um link para o recrutador mapear os internautas que entram no site ou nas redes sociais da companhia e manifestam interesse em trabalhar ali. Os candidatos, então, podem preencher um questionário, que irá mostrar qual o nível de compatibilidade daquele profissional com a empresa. No segundo método, a companhia pode ter acesso ilimitado ao banco de candidatos cadastrados na plataforma para identificar as pessoas que mais combinem com ela. O valor para ambos os modos depende do número de funcionários que a empresa tem atualmente.
  • 7. Veja agora as habilidades que os melhores profissionais têm

    7 /7(Biletskiy_Evgeniy/Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:AppsEmpregosEmpresas

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame