Carreira

4 passos para fracassar em uma apresentação corporativa

A ideia é ensinar pela forma errada, usando como modelo a bula de remédio - um material de difícil leitura, com termos complicados e cheio de letras pequenas

Funcionário treina apresentação: alguns podem achar difícil apresentar de forma atraente e objetiva (Engin Erdogan/Photopin)

Funcionário treina apresentação: alguns podem achar difícil apresentar de forma atraente e objetiva (Engin Erdogan/Photopin)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2014 às 18h27.

São Paulo - A apresentação em slides é uma ótima ferramenta para fazer reuniões sobre resultados, projetos, avaliações e outras iniciativas dentro de uma companhia.

No entanto, diante de tanta informação, alguns profissionais podem achar difícil apresentar um assunto de forma atraente e objetiva para um fornecedor, chefe ou equipe de trabalho.

Pensando nisso, a assessoria especializada em comunicação corporativa La Gracia listou 4 passos para criar uma apresentação fracassada.

Dessa vez, a ideia é ensinar pela forma errada, usando como modelo a bula de remédio - um material de difícil leitura, com termos complicados e cheio de letras pequenas.

A seguir, confira o que você não deve fazer em sua apresentação corporativa:

1. Dificultando a leitura

Encha os slides de sua apresentação com textos enormes e ainda use letras pequenas – com fonte em 8, 12 ou, no máximo, 14, para dificultar ao máximo a leitura pelo seu público.

2. Complique o entendimento

Use diversos termos técnicos, palavras difíceis e siglas que ninguém conhece em seus slides.

3. Tudo no padrão

Use o mesmo padrão para cada slide. Se sua fonte escolhida for 12, então toda a apresentação deverá ser feita nesse tamanho. Não destaque nada. Se quiser destacar algo, apenas coloque um negrito no meio do texto.

4. Nunca pare de falar

Não faça pausas durante a apresentação. Ao invés de ensaiar o que será falado, apenas leia os slides (já que ninguém mais irá conseguir entender o que está escrito na tela).

Seja constante e, se ler rápido, faça isso praticamente sem respirar. Se você lê devagar, siga este ritmo até o fim da apresentação.

Acompanhe tudo sobre:Apresentaçõescarreira-e-salariosChefesEmpregosINFO

Mais de Carreira

RH estratégico: descubra por que as empresas estão apostando nesta nova cultura

Flexibilidade e futuro: como o trabalho Gig está redefinindo carreiras no Brasil?

Os países mais procurados por brasileiros para estudar e trabalhar, segundo a Belta

24 milhões de empregos até 2030: mercado trilionário cresce, mas com poucos talentos qualificados

Mais na Exame