19 sinais de que você está prestes a ser demitido
Algumas mudanças de comportamento em sua empresa podem indicar que você está por um fio
Maurício Grego
Publicado em 3 de novembro de 2015 às 05h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h27.
São Paulo - Em tempos de crise , é natural que todos queiram se preparar para imprevistos como uma demissão . Num momento como esse, é importante estar atento a eventuais sinais de que as coisas não vão bem para você na sua empresa. Mas muito cuidado nessa hora: a paranoia pode ser sua maior inimiga e minar ainda mais a sua produtividade . É preciso saber colocar na balança quais são realmente os indicadores de que você está na corda bamba. Normalmente, não se trata de um ou dois fatores que levam uma pessoa a perder o emprego, mas vários. O site Business Insider selecionou alguns deles. Navegue nas fotos e veja quais são os sinais de que você está prestes a ser demitido.
Há dois significados possíveis para metas e prazos fora da realidade. O primeiro, positivo, pode ser a confiança de que você é bom o suficiente para dar conta das responsabilidades. O segundo, porém, pode ser uma tentativa de derrubar você. Muitas vezes, o gestor que quer demitir um funcionário precisa de provas de que ele não está dando conta de seu trabalho.
Apesar de não significar necessariamente uma demissão, uma avaliação ruim é um dado concreto de que você não está correspondendo às expectativas do seu empregador. O pior sinal, porém, é quando o feedback negativo se repete, o que pode sugerir que você não está aprendendo a lidar com seus erros.
Semelhante à avaliação negativa, um aviso formal é um claro sinal de que as coisas não vão bem e precisam mudar. Se o seu chefe tiver que repetir várias vezes o mesmo comunicado, você pode estar em maus lençóis.
Se você costumava ser amigo - ou pelo menos mais próximo - de seu chefe, mas tem surgido uma estranha tensão entre vocês, fique atento: ele pode estar preparando terreno para uma demissão.
Depois de meses de trabalho intenso você se vê sem nada para fazer? Certifique-se de que não é a única pessoa que deixou de receber projetos. Pode ser apenas uma questão de pouca demanda, mas também podem estar direcionando seu trabalho para outras pessoas.
O corte de orçamento, benefícios e acesso a ferramentas que garantem sua produtividade pode indicar que seu chefe não vê mais retorno no investimento feito em você. Outra possibilidade é que ele queira derrubar você, minando o seu trabalho.
Você sente que tem perdido poder na hierarquia da empresa? Funcionários antes subordinados a você foram transferidos à tutela de outros gestores? Talvez seu chefe esteja pensando em uma reestruturação.
O seu chefe tem monitorado cada passo de seu trabalho e pedido relatórios de progresso diários? Fique atento aos números, pois ele pode não estar satisfeito com seus resultados.
Não ter o seu chefe analisando cada um de seus passos não significa necessariamente que está tudo bem. Enquanto a vigia pode indicar falta de confiança, o afastamento sugere falta de interesse em seus projetos.
Você perdeu a sua sala e agora está dividindo uma mesa? Seus colegas foram convidados para um congresso e você não? Você viajava de classe executiva e agora só voa no pacote econômico? A perda de todos esses privilégios pode significar que as coisas não vão bem para você.
Se você tem notado apatia de seu chefe em relação a projetos dos quais se orgulha, fique atento. Talvez ele esteja mais preocupado em acumular críticas do que elogios para seu trabalho.
Um dos maiores sinais de que seus dias estão contados é o corte de salário ou o convite para que você tire férias prolongadas. É como se a empresa estivesse “pedindo um tempo” para repensar a relação que existe entre vocês.
Quando até os seus amigos mais próximos têm se afastado ou mantido conversas apenas entre eles, talvez tenham ouvido algum boato sobre você e querem manter distância para não serem culpados por "associação".
Toda organização tem sua hierarquia. Se estão pulando você na comunicação entre gestores e subordinados, talvez a sua posição esteja deixando de existir ou não depositam mais confiança em você como intermediário.
Se você parou de repente de ser convidado para reuniões das quais antes participava, ou simplesmente foi excluído de e-mails importantes, fique atento. Pode ser que tenham perdido a confiança no seu trabalho.
Se você passou a ter o acesso a bancos de dados limitado de um dia para o outro, sem maiores explicações, pode ser um sinal de que sua empresa já o considera alguém de fora. Algumas vezes, o desligamento acontece aos poucos.
Seu chefe deixou de perguntar o que você acha sobre projetos e rumos que a empresa deve tomar? Fique de olho. Pode ser mais um sinal de você perdeu relevância na estratégia da companhia.
Durante fusões de empresas, é extremamente comum que algumas funções sejam duplicadas e outras se tornem desnecessárias. Diante disso, demissões podem fazer parte dos planos da nova companhia.
Mais lidas
Mais de Carreira
Contratação via SMS: a estratégia inusitada de uma empresa nos EUA para avaliar candidatosVeja 5 costumes comuns no trabalho na Áustria, mas não no Brasil, segundo executiva austríacaEla criou um projeto nos EUA que ajuda brasileiros a aprender inglês online e de graçaEspecialista alerta: com vagas abertas, setor sofre com falta de talentos qualificados para 2025