Carreira

10 piores erros que um trainee pode cometer

Não deixe que o comportamento comprometa sua trajetória de sucesso na empresa

trainees (Sandra Dragojlovic/Dreamstime.com)

trainees (Sandra Dragojlovic/Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 11h50.

São Paulo - Ser aprovado no programa de trainee não é o mais difícil. O complicado é não deixar que essa conquista suba à cabeça. Os comportamentos abaixo podem comprometer uma trajetória de sucesso na empresa.

"Sou eu quem manda"

Alguns trainees acreditam que o programa é apenas uma formalidade antes de assumir um posto gerencial. Por isso, pecam pelo excesso de autoridade. Não caia nessa e lembre-se: o fato de estar mais próximo dos líderes da empresa não significa que você já é um deles!

Tom Hipercrítico

Em vez de colaborar com os projetos e sugerir soluções, o trainee se coloca na posição de criticar o trabalho realizado, sem conhecer o histórico dos antigos colaboradores. Erro grave.

Autopromoção

Alardear o contato que tem com a diretoria pode ser encarado pelos colegas como uma forma de autopromoção. Evite a gafe.

Falta de Envolvimento

Por saber de antemão qual será sua área de trabalho após o programa, alguns trainees não demonstram interesse pelas atividades desenvolvidas em outros departamentos nos quais atuam durante o rodízio. Essa atitude compromete o networking, já que futuramente o profissional pode precisar interagir com essas áreas.

Domínio Tecnológico

Elaborar blogs, gravar vídeos (que depois serão postados no YouTube) e administrar a linha de produção de uma fábrica por meio de jogos virtuais são ferramentas que fazem parte do arroz com feijão dos processos seletivos. Entrevistas via Skype, em português e inglês, são bastante comuns.


Imaturidade

Alguns jovens trainees têm dificuldade de lidar com a frustração ao ver seus projetos ou ideias criticados. Receba o feedback com tranquilidade e diga que vai melhorar em uma próxima vez.

Miopia

O trainee pode chegar à empresa com um foco específico de interesse e não enxergar outras oportunidades e possibilidades de carreira. Abra o olho. Áreas menos cobiçadas e com menos glamour podem impulsionar o seu crescimento na companhia.

Inversão de Prioridades

O desejo de ascensão acelerada faz com que o trainee queira realizar os trabalhos dentro da sua própria escala de prioridades. É preciso entender as prioridades da empresa, das áreas e das pessoas.

Falta de Iniciativa

O trainee não se esforça para interagir e colaborar nos departamentos por onde passa. Seja flexível e demonstre iniciativa e espírito de equipe.

Atitude de Aprendiz

Tem trainee que após entrar na empresa abandona a atitude de aprendiz, um dos diferenciais que o fez chegar até ali. Não perca seu interesse pelo novo.

Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemcarreira-e-salariosComportamentoTrainees

Mais de Carreira

5 profissões para quem gosta de relações internacionais

Como responder 'O que você mais gosta de fazer no seu tempo livre?' na entrevista de emprego

10 dicas para criar um plano de desenvolvimento profissional

Como aplicar a análise de cenários no planejamento estratégico