-
1. 10 passos para o currículo ideal
zoom_out_map
1/12 (Flicker/Creative Commons/ italian voice/ filtro)
São Paulo - Da maneira como o recrutador analisa seu currículo até como mostrar que você tem experiência, mesmo sem ter feito um curso para isso: selecionamos 10
vídeos de carreira que mostram detalhes sobre como elaborar um bom
currículo. É só apertar e colocar a mão na massa depois.
-
2. Como o recrutador analisa seu currículo?
zoom_out_map
2/12
Como o recrutador lê cada currículo que recebe? Um site de empregos americano acompanhou recrutadores durante 10 semanas para checar isso. As descobertas você confere em mais um dos vídeos de carreira.
Veja também a matéria com 10 modelos de currículo para todos os gostos e perfis
-
3. O que soma (ou subtrai) pontos no currículo?
zoom_out_map
3/12
Quais são as características que contam pontos para o currículo? E quais as trabalham contra as suas chances de conquistas uma oportunidade profissional? Veja em mais um dos vídeos de carreira.
-
4. Devo listar todas experiências profissionais?
zoom_out_map
4/12
Se no currículo, a regra é ser objetivo, qual tipo de experiência profissional merece ser elencada neste documento? Em mais um dos vídeos de carreira, Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), explica qual tipo de trabalho anterior é digno de espaço nesta espécie de passaporte para a oportunidade profissional.
-
5. Não fiz um curso, mas tenho experiência. Como provar isso?
zoom_out_map
5/12
Como vimos em um vídeo recente, a faculdade é importante, mas não ensina tudo o que você precisa para se dar bem no mercado de trabalho. Agora, o que fazer quando você não fez um curso, mas aprendeu na prática algumas habilidades técnicas? Como provar isso no currículo?
-
6. Devo listar meus hobbies no currículo?
zoom_out_map
6/12
A vida que você tem depois do expediente, agora, também conta para a percepção final que o recrutador terá a seu respeito. Mas é necessário colocar seus hobbies no currículo? Em mais um dos vídeos de carreira, Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), dá a resposta.
-
7. Quando o voluntariado pode entrar no currículo?
zoom_out_map
7/12
Dedicar suas horas livres para uma causa, além de nobre, começa a ser valorizado também no mundo corporativo. Em mais um dos vídeos de carreira, Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), explica quais tipos de trabalho voluntário podem ser listados no currículo
-
8. Quais os erros que acabam com minhas chances?
zoom_out_map
8/12
Quer acabar com todas as suas chances de conquistar a oportunidade profissional? Então, veja um passo a passo de como elaborar um currículo com este propósito. As dicas são de João Márcio, diretor-executivo da Talenses.
-
9. Preciso colocar número dos documentos no currículo?
zoom_out_map
9/12
Até pouco tempo, currículo bom precisava trazer detalhes como número de documentos e outras informações pessoais. O conceito ainda continua em alta? Em mais um dos vídeos de carreira, Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), dá a resposta.
-
10. Qual é a hierarquia certa?
zoom_out_map
10/12
Elencados os dados pessoais e o objetivo profissional no currículo, quais as informações que devem vir em seguida? Em mais um dos vídeos de carreira, Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), dá algumas dicas.
-
11. Qual tipo de fonte é ideal para o currículo?
zoom_out_map
11/12
Evidentemente, o conteúdo é o mais importante no currículo, mas a maneira como você apresenta todas estas informações também conta. Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente), dá algumas dicas sobre como escolher as fontes e cores certas para seu currículo. Tudo em mais um dos vídeos de carreira.
-
12. Agora, veja algumas opções de currículos
zoom_out_map
12/12 (Getty Images)