10 palestras imperdíveis (e muito populares) no TED
Palestras sobre criatividade, liderança e felicidade no trabalho estão entre as mais vistas de todos os tempos no TED. Confira a lista e dê o play
Claudia Gasparini
Publicado em 21 de abril de 2016 às 06h00.
Última atualização em 31 de julho de 2017 às 17h32.
São Paulo - Idealizada nos anos 1980, a série de conferências TED se tornou um fenômeno com a popularização da internet . Ministradas por políticos, artistas e especialistas reconhecidos internacionalmente, algumas palestras se tornaram verdadeiros "virais". O vídeo mais visto de todos os tempos no site já acumula mais de 38 milhões de visualizações. Nele, o consultor britânico Ken Robinson fala sobre a importância de considerar a criatividade uma das prioridades na formação de qualquer profissional e cidadão. Os temas das palestras mais assistidas do TED são bastante diversos. Nesta seleção, incluímos os vídeos mais populares que têm como foco o mundo do trabalho. O "cardápio" inclui conversas ágeis e envolventes sobre assuntos como linguagem corporal, motivação, felicidade, liderança e muitos outros. Navegue pelos slides e clique em "play" para assistir às palestras.
Nº de visualizações: 38,5 milhões. Palestrante: Ken Robinson, especialista em criatividade e ex-líder do comitê de educação e cultura do Reino Unido. Tema: Embora a criatividade seja tão relevante quanto a alfabetização, o sistema educacional da maioria dos países investe pouco na formação de espíritos inventivos. Neste vídeo, Robinson descreve os três princípios por trás de um pensamento original, e dá uma razão convincente para incluir a criatividade entre as prioridades para o desenvolvimento de todo profissional e cidadão.
Nº de visualizações: 33,2 milhões. Palestrante: Amy Cuddy, professora na Harvard Business School e especialista em psicologia social. Tema: A linguagem corporal é um ingrediente sutil, porém extremamente importante para as relações interpessoais. Nesta palestra, a professora Cuddy mostra como a posição de pernas, braços e outras partes do corpo interferem na forma como somos vistos pelos demais - e até como vemos a nós mesmos. As chamadas “poses de poder”, diz ela, aumentam o nível de testosterona e cortisol no cérebro e podem nos transformar em profissionais mais confiantes e bem-sucedidos.
Nº de visualizações: 26,5 milhões. Palestrante: Simon Sinek, professor na Columbia University e autor do livro “ Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”. Tema: Liderar e inspirar pessoas não é uma tarefa fácil - ainda mais durante uma crise. Neste vídeo, você conhecerá táticas eficazes para influenciar uma equipe, que vão de um método chamado “círculo dourado” e ao uso estratégico da pergunta “Por quê?”. Para enriquecer sua aula sobre liderança, o palestrante traz exemplos reais que vão de Steve Jobs a Martin Luther King.
Nº de visualizações: 24,5 milhões. Palestrante: Brené Brown, pesquisadora na Universidade de Houston e estudiosa de temas como vulnerabilidade, coragem e vergonha. Tema: A importância de se conectar emocionalmente com outras pessoas é fundamental em qualquer esfera da vida, inclusive no trabalho. Nesta palestra, a professora Brown explica o que descobriu em mais de uma década de pesquisa sobre laços afetivos entre seres humanos. O recado é simples, mas (muito) necessário: a empatia é fundamental para enxergar a humanidade nos outros e em si mesmo.
Nº de visualizações: 16,7 milhões. Palestrante: Tony Robbins, consultor, autor de best-sellers e coach de CEOs, políticos e atletas olímpicos. Tema: Motivação é um dos recursos mais valiosos de uma equipe. Mas quais são os gatilhos da vontade de trabalhar e alcançar metas? Nesta palestra, o renomado coach Tony Robins fala sobre o que chama de “força invisível”, isto é, as alavancas psicológicas que levam um indivíduo à ação. O vídeo inclui uma cena divertida entre Robbins e o político americano Al Gore, que está sentado na primeira fileira do auditório.
Nº de visualizações: 13,6 milhões. Palestrante: Susan Cain, autora do livro “Quiet: The Power of Introverts in a World That Can't Stop Talking”. Tema: As empresas ocidentais costumam louvar e premiar os mais extrovertidos da equipe. Mas os “quietinhos” também precisam ser respeitados e valorizados no trabalho, diz Susan Cain. A autora defende que a calma, o silêncio e a reflexão são qualidades em falta no mundo moderno - uma razão mais do que suficiente para celebrar e promover a contribuição dos introvertidos.
Nº de visualizações: 13,1 milhões. Palestrante: Shawn Anchor, psicólogo, pesquisador e CEO da consultoria Good Think Inc. Tema: Profissionais produtivos conseguem alcançar a felicidade, certo? Errado, responde o apresentador desta surpreendente palestra. Para ele, a ordem é inversa: o bem-estar e a alegria é que fazem com que sejamos mais produtivos. Entender essa lógica é fundamental para finalmente conciliar rendimento no trabalho e felicidade.
Nº de visualizações: 13,1 milhões. Palestrante: Pamela Meyer, especialista em redes sociais e autora do best-seller “Liespotting”. Tema: Para a apresentadora desta palestra, estamos vivendo uma espécie de epidemia da falsidade: segunda ela, uma pessoa ouve entre 10 e 200 mentiras por dia. A boa notícia é que não faltam instrumentos para se proteger das ilusões. Neste vídeo, ela explica alguns métodos pouco intuitivos para desmascarar enganadores.
Nº de visualizações: 12,6 milhões. Palestrante: Dan Gilbert, professor na Universidade de Harvard e autor do livro “Stumbling on happiness”. Tema: Objeto de constante investigação, a felicidade continua a surpreender cientistas e pesquisadores do comportamento humano. Segundo o apresentador deste vídeo, nossa satisfação com a vida conta com uma espécie de “sistema imunológico”: até quando as coisas não saem como o planejado, encontramos uma maneira de nos alegrar. A descoberta pode jogar novas luzes sobre o que pensamos sobre felicidade no trabalho e em diversos outros âmbitos.
Nº de visualizações: 11,6 milhões. Palestrante: Julian Treasure, estudioso no contexto corporativo e autor do livro “Sound Business”. Tema: A comunicação humana pode sofrer tantas interferências que às vezes parece impossível. Não à toa, muitas vezes temos a sensação de não sermos ouvidos enquanto falamos. Diante disso, o especialista em sons Julian Treasure explica como se expressar oralmente de forma mais chamativa e persuasiva. Para isso, propõe alguns exercícios vocais e dá dicas para falar em público com mais confiança.
Mais lidas
Mais de Carreira
Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para terEstas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na listaComo usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida