Novo senador do RJ e deputado de MT disparam nas redes
FSBinfluênciaCongresso lista semanalmente congressistas que mais se destacam nas redes sociais
André Martins
Publicado em 25 de novembro de 2020 às 14h28.
Última atualização em 25 de novembro de 2020 às 17h21.
Um novo nome passou a figurar no topo do ranking FSBinfluênciaCongresso, que analisa semanalmente a performance dos senadores nas redes sociais. O representante do Rio de Janeiro Carlos Portinho (PSD) chegou ao Top 15 entre 17 e 23 de novembro. Com presença virtual diária e posts que tratam de temas variados, ele subiu 29 posições, alcançando o 14º lugar.
Entre seus posts mais curtidos estão um vídeo em que o PSD anuncia apoio ao candidato a prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), líder nas pesquisas de intenção de voto, e foto em referência ao Dia da Consciência Negra. O senador também se destaca em postagens relacionadas a futebol e atividades do mandato, como a votação de projeto que isenta de taxas dispositivos conectados por internet das coisas (IoT). Advogado, Portinho assumiu o cargo em novembro com a vaga aberta por Arolde de Olveira (PSD-RJ), que faleceu em decorrência da covid-19.
Além dele, teve expressiva ascensão no ranking a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que chegou ao 12º lugar após subir 13 posições em uma semana. Focada na pauta de acessibilidade, seus posts alcançam milhares de curtidas e comentários ao homenagear portadores de deficiência.
Continuam a liderar o ranking os senadores Humberto Costa (PT-PE), em primeiro lugar; Álvaro Dias (PODE-PR) em segundo; seguido por Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na terceira posição. Entre os partidos, não há preponderância: Podemos, Rede e PSDB possuem dois senadores cada um no Top 15. Desses, três parlamentares representam o Rio de Janeiro; três, São Paulo; e dois, o Amapá.
Confira aqui o ranking da semana no Senado Federal.
Câmara dos Deputados
Com posts polêmicos contra a esquerda, críticas à eleição suplementar no Mato Grosso e com questionamos sobre a segurança do sistema de contagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o deputado José Medeiros (Pode-MT) subiu 19 posições no ranking FSBinfluênciaCongresso. Candidato derrotado a ocupar a vaga no Senado após a cassação de Selma Arruda, ele chegou ao 17° lugar do levantamento.
Em caminho oposto seguiu o deputado Pastor Marco Feliciano (Pode-SP), que perdeu dez posições, mas manteve-se entre os Top 20, em 19° lugar. Com diversas postagens durante o dia em mensagens religiosas e de apoio ao governo Jair Bolsonaro, o parlamentar ainda garante espaço entre os mais influentes da Câmara dos Deputados.
No grupo dos que mais perderam espaço também estão Luiz Philippe O. de Bragança (PSL-SP), que recuou cinco posições; Paulo Martins (PSC-PR), ao perder quatro colocações; e André Janones (Avante-MG), que ficou em 13° lugar após retroceder três lugares. Por sua vez, Daniel Silveira (PSL-RJ) avançou sete posições e chegou ao oitavo lugar.
No alto do ranking permanecem os parlamentares bolsonaristas Carla Zambelli (PSL-SP), que se mantém em primeiro lugar; Bia Kicis (PSL-DF), na segunda posição, e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), na terceira colocação.
Confira aqui o ranking da Câmara dos Deputados.