Um conteúdo Bússola

Meio Ambiente: Com apoio de programa pioneiro Abrabe retorna 5 mil garrafas

Com Glass Is Good, entidade do setor de bebidas busca expandir a experiência para outros parceiros
Vidro descartável retorna com programa pioneiro (Getty Images/Getty Images)
Vidro descartável retorna com programa pioneiro (Getty Images/Getty Images)
B
Bússola

Publicado em 17/06/2022 às 10:00.

Última atualização em 17/06/2022 às 14:00.

Por Bússola 

Desde dezembro de 2021, mais de 5 mil garrafas de vidro retornaram para a indústria de cachaça. Resultado de um programa pioneiro de logística reversa do vidro descartável pós-consumo da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) – o Glass Is Good, uma parceria com a cooperativa Vira Lata. A iniciativa conta com o aproveitamento da capacidade técnica e viabilidade operacional e financeira dos operadores logísticos do Glass Is Good, além do conhecimento e experiência da equipe gestora do programa. 

Além de reduzir consumo de energia, extração de matéria-prima e emissões de CO na atmosfera, o reuso e a reciclagem do vidro geram empregabilidade para centenas de famílias. Para se ter uma ideia, o Glass Is Good contribui para manter mais de mil vagas de emprego ativas na cadeia. O sistema de logística reversa do vidro engloba capacitação, triagem, armazenagem e venda de garrafas retornáveis das marcas associadas da Abrabe.  

O objetivo agora é expandir a experiência para outros parceiros. 

Os resíduos que chegam até as cooperativas geram trabalho e renda para a pessoa em vulnerabilidade social e que encontram na reciclagem a oportunidade de profissionalização e sustento da família. Dessa mão de obra, a maioria é composta por mulheres. 

No Glass Is Good, 57% delas está na liderança das cooperativas, dado importante, visto que 34,4 milhões de pessoas do sexo feminino são responsáveis financeiramente pela família, ou seja, quase metade dos domicílios brasileiros é comandado por mulheres, de acordo com levantamento da IDados, com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Cada vez mais forte entre as associadas da Abrabe, a agenda ESG ganhou bastante força após o lançamento do Relatório de Sustentabilidade, lançado pela entidade em 2021. Antes disso, em 2020, o Glass Is Good, juntamente com o Ecogesto, outra iniciativa da associação focada em cooperativas de reciclagem e processamento de materiais, já havia atingido o número de 77 mil toneladas de embalagens recuperadas pós-consumo, em parceria com 150 parceiros em 18 estados e mais o Distrito Federal. 

“Queremos continuar a pavimentação da sustentabilidade ao nível setorial e ficamos felizes em perceber que elas estão engajadas nesse caminho”, afirma a presidente-executiva da Abrabe, Cristiane Foja. 

 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Veja também

Sucos Natural One passam a usar embalagens de plástico 100% reciclado

João Alberto Abreu: A essência da ferrovia sempre foi ESG

Consumidor está maduro para reciclagem de roupas, mas desconhece caminho