Um conteúdo Bússola

Bússola Trends: Cresce a importância do marketing orgânico

Conteúdo relevante gera credibilidade, confiança e alavanca o SEO em uma estratégia bem direcionada
Bom posicionamento de marca cria um público fiel. (Getty Images/Getty Images)
Bom posicionamento de marca cria um público fiel. (Getty Images/Getty Images)
Por BússolaPublicado em 23/06/2022 09:45 | Última atualização em 23/06/2022 09:45Tempo de Leitura: 3 min de leitura

Por Alexandre Loures e Flávio Castro*

Marcas investem e planejam constantemente para que sejam alavancadas nos mecanismos de busca. Por isso existe publicidade paga e estratégias voltadas para tráfego orgânico. Ambos, se bem direcionados, impelem empresas para bons resultados a curto, médio e longo prazo.

A diferença é que investir em marketing orgânico é também entender que, em breve, Google, Adobe e Yahoo, estarão sem cookies e isso significa que os profissionais de marketing terão que operar sem acesso a dados de terceiros. Sabemos que os três já estão criando alternativas, porém, mais do que nunca, é hora de investir em marketing orgânico, método que gera tráfego e receita, além de crescimento contínuo.

Atrair possíveis leads a partir de mídia paga não é muito difícil de acontecer, pelo contrário, mas gerar leads qualificados é outra coisa. Para isso, é necessário conhecer seu público, produzir conteúdo personalizado, que promova a marca e eduque o futuro cliente.

A construção de um bom relacionamento com o público acontece a partir de um bom posicionamento da marca, quando há autoridade e reconhecimento. Quando uma empresa sabe se comunicar a partir de textos, vídeos, imagens, entre outros, em vários canais, e consegue falar diretamente com potenciais consumidores e clientes, ela fornece valor e credibilidade, atributos cada vez mais importantes para quem está consumindo a partir de tanta demanda.

Confiança é a peça fundamental para esse quebra-cabeça ser montado.

Várias peças fazem parte de um planejamento de marketing orgânico de sucesso e quando montadas, se bem posicionadas, têm eficácia bem maior do que mídia paga.

SEO (Search Engine Optimization) é uma das ferramentas para otimização de sites em motores de busca. Blogs alcançam altos níveis de indexação no Google, por exemplo. Landing pages e e-commerces também.

Conteúdos orientados por palavra-chave, com personas bem definidas, trazem visitas e funcionam muito bem organicamente para a divulgação de qualquer marca.

Para gerar ainda mais resultados, seja nesses mesmos canais ou em redes sociais e outros aplicativos, uma boa campanha de relações-públicas digitais, que traz outros componentes de conteúdo, valores e histórias em sites de notícias, para exemplificar, também confere, à empresa uma prova social que contribui para esse alcance nos mecanismos de buscas, ampliando o engajamento.

Clientes satisfeitos geram crescimento orgânico. Esse crescimento é mais duradouro do que o pago porque quando um orçamento de mídia acaba, termina com ele o tráfego.

O marketing orgânico é fundamental para o futuro de qualquer empresa. Com ele, variantes de orçamentos, imprevistos, mercado em transição, não farão tanto impacto porque o reconhecimento da marca é robusto.

Para se ter um resultado relevante em qualquer mecanismo de busca, é necessário antes, obter credibilidade e ela sempre é produzida a partir de uma comunicação muito bem estabelecida e clientes para lá de satisfeitos.

Leia mais:

*Alexandre Loures e Flávio Castro são sócios da FSB Comunicação

Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também