Um conteúdo Bússola

Bia Leite: O que a Paola Carosella e a Silvia do Grajaú têm em comum?

Encontro reúne mulheres empreendedoras de todos os setores para discutir como crescer em seus negócios
Paola Carosella vai se encontra com Silvia do Grajaú (Germano Lüders/Exame)
Paola Carosella vai se encontra com Silvia do Grajaú (Germano Lüders/Exame)
B
BússolaPublicado em 15/09/2022 às 14:00.

Por Beatriz Leite*

Paola, dona de 2 restaurantes, é famosa em todo o país. Nascida na Argentina, vive no Brasil há mais de 20 anos. Participou de realities, tem seu nome consolidado na gastronomia. É referência e participa de seletivas de outros mestre-cucas.

Silvia, dona do Cookies da Sil, tem 27 anos, mora no Grajaú, periferia de São Paulo. Ela teve de se virar fazendo e vendendo cookies na pandemia para ter uma renda extra. Não é conhecida ainda e planeja crescer seu negócio.

Ambas trabalham produzindo alimentos que brilham aos olhos. Ambas são mulheres, vivendo no Brasil e batalhando: empreendedoras.

Mesmo que com desafios e caminhos diferentes, as necessidades de ambas são muito semelhantes: são as necessidades das outras 40 milhões de mulheres à frente de um negócio no Brasil. Ainda que mude um pouco mais para um lado ou para outro de acordo com o momento, elas giram em torno de ter renda, ter uma rede de suporte e se sentir inspirada e realizada.

É olhando para essas necessidades que a Rede Mulher Empreendedora (RME) oferece anualmente para as mulheres o maior evento de empreendedorismo feminino. A edição deste ano, o 11º Fórum RME, proporcionará conhecimento para as mulheres se sentirem mais confiantes e crescerem seus negócios, será um espaço de encontro, convivência e networking com empreendedoras de todo Brasil, apoiará as dúvidas delas com mentorias individuais, e oferecerá inspiração para que elas vejam que não estão só. Além disso, terá geração direta de renda com a Feira de Negócios e o Espaço Autoras, onde empreendedoras poderão vender seus produtos e livros.

É o tipo de evento que reúne mulheres de todos os setores, tamanhos e estágios de negócio. Mulheres de todas as regiões, classes e raças. Inclusive evento onde teremos o encontro de Paola com a Silvia, confirmadas na programação. A priori de mundos distantes, elas estarão unidas como empreendedoras com as outras cinco mil mulheres que estarão circulando nesse encontro presencial.

*Beatriz Leite é gestora de projetos, formada em gestão ambiental pela USP e pós-graduada em gestão de projetos pelo Senac. Atua há quase 10 anos em negócios e organizações sociais, nas áreas de longevidade, desenvolvimento local, cultura e empoderamento feminino

 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Veja também Tempo das mães, medo de não existir e a falta do capeta soprando no ouvido

Avanço de mulheres na liderança ainda é lento e insuficiente

Promoção de mulheres no mercado de trabalho: a corrida sem linha de chegada