O senador Renan Calheiros (MDB-AL) é um sertanejo muito resistente (Renan Calheiros/Agência Brasil)
Da Redação
Publicado em 16 de abril de 2021 às 19h40.
Mandacaru é um cacto muito resistente à seca. Comum na paisagem do Nordeste brasileiro pela força de germinar nos solos mais pobres e hostis a todo tipo de vegetação.
No sertão, a planta sobrevive a longos períodos de estiagem. Sem folhas e com as ramificações verdes que lembram candelabros, afasta animais esfomeados com seus longos e cortantes espinhos. Tem bela flor e fruto, mas sua marca são mesmo os espinhos.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) é um sertanejo muito resistente. Ficou os últimos anos sem sombra e exposto à seca após a derrota sofrida para o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) em disputa pela presidência do Senado. O governo Jair Bolsonaro preteriu Renan, símbolo da velha política.
As portas do Palácio do Planalto estavam fechadas para ele, assim como os ministérios e ramificações importantes para a sobrevida de políticos do agreste.
Renan é uma espécie de mandacaru da política. Sobreviveu à longa estiagem. Recentemente, retirou um nódulo dos rins. Estava sobrevivendo à pandemia enquanto milhares morrem.
Eis que, de hora para outra, chove na horta de Renan uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as ações do governo durante a pandemia. E ele se torna relator.
Os espinhos são as marcas do mandacaru. E Renan é uma especie de mandacaru da política com longos e afiados espinhos. É bom o governo reforçar o gibão e a perneira para enfrentar essa travessia.
* Márcio de Freitas é analista político da FSB Comunicação
Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube