Bússola
Um conteúdo Bússola

3 dicas fundamentais para construir autoridade online (e alavancar as vendas)

Especialista aponta cases da sua carreira que ilustram estratégias efetivas para fazer marcas serem notadas e conhecidas no ambiente digital

Mais do que um conceito de marketing, a autoridade online se destaca por importância vital para garantir vendas online (gorodenkoff/Getty Images)

Mais do que um conceito de marketing, a autoridade online se destaca por importância vital para garantir vendas online (gorodenkoff/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 21 de maio de 2024 às 15h00.

Em 2024, o e-commerce brasileiro prevê aumento de 10% no número de compradores virtuais, indo de 87 milhões para 107 até o final do ano, segundo análise da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Neste mercado em crescimento, ganha a empresa que se destaca e aposta em conceitos como presença e autoridade online

Mas o que é autoridade online?

Mais do que um conceito de marketing, a autoridade online se destaca por importância vital para garantir vendas online. 

Para entender mais sobre o conceito e explicar como colocá-lo em prática, convidamos Stephanie Kohn, gerente de estratégia e conteúdo da NZN, para listar três estratégias fundamentais baseadas em sua experiência em cases reais.

1. Inserção sutil impacta a longo prazo 

Quando uma grande distribuidora global de bebidas buscava destacar seus produtos não alcoólicos, Stephanie sugeriu uma pesquisa de mercado a partir das impressões de uma ação de conteúdo. 

"Como resultado da análise, identificamos a oportunidade de desenvolver uma plataforma de content commerce", explica a gerente, pontuando que a ação gerou mais de 180 mil pageviews nos três primeiros meses de projeto.  

A ideia, então, foi desenvolver diferentes conteúdos multiplataforma que permitiram a inserção sutil de produtos da marca dentro do contexto dos conteúdos. 

"Dessa forma, expandindo para um conteúdo multiplataforma e inserindo-os na rotina dos usuários de forma sútil, o público se sente mais familiarizado com a marca e a associa em momentos de decisão de compra, mesmo que ela não seja efetivada online", comenta Stephanie.  

2. Invista no "inbound" 

Stephanie também traz como dica o case desenvolvido para uma grande empresa do setor de educação. A estratégia foi o desenvolvimento de um projeto completo de Inbound Marketing.

"Desenvolvemos uma abordagem centrada na qualidade e relevância da instituição, proporcionando conteúdos educacionais e informativos para o blog. Esse é o ponto. O empreendedor deve identificar os principais pontos positivos de sua empresa e mostrar de que forma ele pode agregar na vida de um potencial comprador”, explica.

Neste caso específico, a NZN conseguiu aumentar em 81% a audiência orgânica do cliente e gerar mais de 10 mil leads.

3. Considerar que seu cliente está em todos os lugares 

"Construir autoridade online é um trabalho contínuo e de longo prazo, que precisa de muita estratégia. Não é apenas sobre estar presente na internet, mas desenvolver uma estratégia de conteúdo 360 graus que olhe para muitas variáveis: personas, formatos, canais, palavras-chave (SEO), pautas, experiência do usuário, entre outros", comenta a gerente.  

A profissional destaca que é sempre importante ter um time preparado para construir uma estratégia de conteúdo completa. 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Publicidadee-commerce

Mais de Bússola

Ex-Alpargatas, Beto Funari mergulha em IA, pets, mentoria de CEOs e lança livro

Rebranding: case Boca Rosa, cada vez menos rosa

Análise do Alon: uma briga combinada?

Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros rejeitam imposto seletivo sobre bebidas açucaradas

Mais na Exame