Brasil

"Volte para sua casa", tuíta prefeito de Manaus em recado para Pence

O vice-presidente dos EUA e sua esposa visitaram refugiados venezuelanos em Manaus nesta quarta-feira, onde conversaram com algumas famílias

Pence: Neto já havia adiantado que não o receberia devido às exigências da segurança americana (Adriano Machado/Reuters)

Pence: Neto já havia adiantado que não o receberia devido às exigências da segurança americana (Adriano Machado/Reuters)

A

AFP

Publicado em 27 de junho de 2018 às 21h54.

Última atualização em 28 de junho de 2018 às 14h14.

Priorizar nos meus resultados Google

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, não recebeu o vice-presidente americano, Mike Pence, nesta quarta-feira (27), durante sua viagem à capital amazônica, onde visitou um centro de acolhida para refugiados venezuelanos.

"Respeite a soberania do meu país e o brio do povo amazonense. Não aceito a intervenção militar, nem por brincadeira. Por favor, volte para sua casa", tuitou o prefeito, dirigente histórico do PSDB.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) "reconheceu o trabalho de acolhimento aos venezuelanos feito por Manaus. Não tente me ensinar a ser solidário. Os mexicanos podem falar sobre o tratamento que o seu país dá a eles", acrescentou;

O site da Prefeitura de Manaus explicou que Virgílio Neto "manifestou preocupação com a presença do grande aparato militar que acompanha a comitiva americana"

"Destacou ainda o trabalho humanitário com os imigrantes venezuelanos feito pela cidade, em comparação ao que vem sendo feito pelo governo norte-americano com os imigrantes mexicanos", de acordo com a página oficial.

Na terça-feira, Virgílio Neto já havia adiantado que não receberia Pence devido às exigências impostas pelo protocolo de segurança da delegação americana, que obrigava as autoridades locais a esperar duas horas no aeroporto antes da chegada do vice-presidente.

Pence viajou acompanhado de sua esposa, Karen, mas o prefeito não poderia estar com sua esposa, Elisabeth Valeiko Ribeiro, que preside o Fundo Manaus Solidário, responsável pela acolhida dos cidadãos venezuelanos.

"Eu fico desde 9h, ele chega 10h40 para ver como é que nós estamos tratando os venezuelanos (...) Ele quer ver sozinho e mais: vem a mulher dele e não quer que eu leve a minha. Eu não perco nada não vendo o vice-presidente Pence. E ele não perde nada não me vendo, então é um zero a zero bacana e está tudo resolvido", afirmou Virgílio Neto, citado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Pence e sua esposa visitaram o Centro de Acolhida Santa Catarina para refugiados venezuelanos em Manaus, onde conversaram com algumas famílias e rezaram por seu bem-estar.

O vice-presidente sobrevoou a zona franca de Manaus e a Floresta Amazônica antes de ir a Quito.

Acompanhe tudo sobre:RefugiadosONUManaus

Mais de Brasil

Fachin determina que Mendonça tire sigilo de mais um inquérito sobre pagamentos do Master

Vamos nos inspirar nas reformas que Milei fez, diz coordenadora econômica de Flávio Bolsonaro

'Futuro é de um fiscal mais organizado', diz Durigan sobre eventual Lula 4

Caiado, Cury e Renan: para onde vão os votos da 'terceira via' no 2º turno?