Em 16 de agosto, o Cenipa já havia atualizado o documento inicial sobre o acidente, afirmando que a “tripulação perdeu o controle da aeronave”. Todas as informações contidas ali, porém, poderiam ser alteradas até o relatório final.
Voepass: Cenipa divulga nesta sexta relatório parcial sobre queda de avião em Vinhedo
O documento vai trazer uma primeira resposta sobre as circunstâncias da queda do avião da Voepass
Redação Exame
Publicado em 6 de setembro de 2024 às 07h46.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos(Cenipa)divulga nesta sexta-feira, 6, o relatório parcial sobre o acidente daaeronave daVoepassque caiu emVinhedo,interior de São Paulo, no dia 9 de agosto edeixou62 mortos. Ainda não existe uma data prevista para a apresentação do relatório final.
O documento vai trazer uma primeira resposta sobre as circunstâncias da queda, além de um alerta para autoridades de outros países que utilizam o mesmo modelo de aeronave. A avaliação preliminar vai ser enviada à Organização Internacional da Aviação Civil.
A investigação feita pelo Cenipa não aponta culpados, mas sim os fatores que contribuíram para o acidente e recomendações para evitar novos casos. Ospossíveis responsáveisdevem ser identificados em uma investigação feita pela polícia.
No caso do acidente de Vinhedo, duas caixas-pretas foram recuperadas - técnicos conseguiram extrair os dados do voo e a gravação das conversas dentro da cabine do avião. Além dos gravadores, os motores do avião foram recuperados para tentar determinar a causa do acidente.