Brasil

TSE rejeita multar Lula por suposta propaganda antecipada

O ministro entendeu que não há ilegalidade na veiculação de um vídeo, publicado em junho, que mostra o ex-presidente fazendo exercícios físicos

Lula: para o ministro, a propaganda eleitoral antecipada estaria caracterizada somente com pedido explícito de voto (Ueslei Marcelino/Reuters)

Lula: para o ministro, a propaganda eleitoral antecipada estaria caracterizada somente com pedido explícito de voto (Ueslei Marcelino/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 21h32.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (5) rejeitar representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) para multar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta propaganda eleitoral antecipada.

Por maioria, a Corte seguiu voto proferido pelo relator, ministro Admar Gonzaga. O ministro entendeu que não há ilegalidade na veiculação de um vídeo, publicado em junho, que mostra o ex-presidente fazendo exercícios físicos e uma música ao fundo chamada "estou voltando".

Para o ministro, a propaganda eleitoral antecipada estaria caracterizada somente com pedido explícito de voto. No entendimento de Admar, houve somente promoção pessoal no caso.

O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Tarcísio Veira, Jorge Mussi e Rosa Weber. Napoleão Maia, Gilmar Mendes e Luiz Fux votaram pela aplicação de multa por entenderem que houve a propagada antecipada.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaTSEEleições 2018

Mais de Brasil

Com Free Flow, Pedágio Digital quer reunir todas as rodovias em um único app

Frio avança pelo Brasil e novo ciclone pode se formar no dia 12, diz meteorologista do Inmet

Pesquisas para presidente da semana mostram recuperação de Flávio e estabilidade de Lula

Lula terá 27% mais tempo de TV e rádio que Flávio Bolsonaro; veja a divisão por candidato