Brasil

SP reduz velocidade em mais dez vias para evitar acidentes

A medida integra o Programa de Proteção à Vida, iniciado em 2013 pela prefeitura, na prevenção de acidentes de trânsito


	Trânsito em SP: os motoristas deverão ser alertados quanto à redução da velocidade por meio de faixas e banners
 (Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

Trânsito em SP: os motoristas deverão ser alertados quanto à redução da velocidade por meio de faixas e banners (Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2015 às 16h37.

São Paulo - Mais dez vias de circulação de veículos da cidade de São Paulo terão a velocidade máxima reduzida de 60 km/h para 50 km/h, a partir da próxima sexta-feira(11).

Com essa ação, a ser implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estará completa a meta de redução no eixo leste-oeste. A medida integra o Programa de Proteção à Vida, iniciado em 2013 pela prefeitura, na prevenção de acidentes.

Levantamento da companhia , divulgado ontem (03), mostra que seis semanas após a implantação da medida, nas marginais Pinheiros e Tietê, o número de acidentes com vítimas (mortos e feridos) caiu em 27% comparado a igual período de 2014.

No total, o número de ocorrências baixou de 159 para 116. Os casos de vítimas fatais que somaram 73 pessoas, em 2014, reduziram pela metade e os acidentes sem vítimas tiveram um recuo de 15% ao atingir 317.

O relatório aponta ainda queda média de 12% nos congestionamentos das marginais. No horário de pico, à tarde, a lentidão foi ainda menor, 22% em relação ao mesmo período de 2014, com as filas passando de 48,8 quilômetros para 38,1 quilômetros.

Pela manhã, diminuiu em 8%, passando de 20,9 quilômetros para 19,3 quilômetros.

Os novos trechos com mudanças, onde a velocidade passará de 60km/h para 50km/ são: a Avenida Francisco Matarazzo, Ligação Leste-Oeste, Avenida Alcântara Machado, Viaduto Pires do Rio, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antônio Estevão de Carvalho, Avenida Doutor Luís Ayres, Complexo Viário Itaquera e Avenida José Pinheiro Borges.

Nestes locais, os motoristas deverão ser alertados quanto à redução da velocidade por meio de faixas e banners, além das placas de sinalização.

Essa ação, que tem como objetivo dar maior proteção aos pedestres, faz parte de várias outras medidas que estão sendo tomadas, como a implantação de "Áreas 40", trechos de vias onde os motoristas só podem dirigir com velocidade máxima de 40km/h e, ainda, da "Frente Segura", bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas e das faixas de pedestres diagonais, em cruzamentos de grande movimento.

Segundo a prefeitura, foram revitalizados 4.537 semáforos em cruzamentos na cidade. Entre as vias que já tiveram a velocidade máxima reduzida estão as marginais Tietê e Pinheiros, onde as novas regras começaram, no último dia 20 de julho.

Nas marginais, a velocidade máxima permitida, na pista expressa caiu de 90 km/h para 70km/h para os carros e de 70km/h para 60 km/h para os caminhões. Na pista central, caiu de 70km/h para 60km/h e na pista local, de 70km/h para 50 km/h.

Levando em conta as demais vias, houve redução média de 7%, sendo que, no período da tarde, a lentidão ficou 19% menor com a média de 101,9 quilômetros ante 125,9 quilômetros.

Para coibir a ultrapassagem da velocidade máxima, foram implantados 818 radares em pontos estratégicos, dos quais 540 são fixos, 158 barreiras eletrônicas/lombadas e 20 estáticos (móveis) par a fiscalização em 120 locais.

De janeiro a junho, o número de autuações cresceu, passando de 4.978.237 multas aplicadas em 2014 para 6.098.229.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitocidades-brasileirasFernando HaddadMetrópoles globaismobilidade-urbanaPolítica no BrasilPolíticos brasileirosPrefeitosPrefeiturassao-pauloTrânsito

Mais de Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024

AGU notifica Meta sobre decisão que encerra checagem de fatos nos EUA para saber planos para Brasil

Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no Rio Sena