Brasil

Sisutec abre inscrições segunda com 20% a mais de vagas

Inscrições poderão ser feitas de segunda (21) a sexta-feira (25) na página do Sisutec

País precisa tanto de profissionais de nível superior quanto técnico, diz Paim  (Valter Campanato/Agência Brasil)

País precisa tanto de profissionais de nível superior quanto técnico, diz Paim (Valter Campanato/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 16h43.

Brasília - O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertará 289.341 vagas no segundo semestre deste ano. O número de vagas aumentou 20% em relação à mesma edição do ano passado, em que ofertadas 239,79 mil vagas.

As inscrições poderão ser feitas de segunda (21) a sexta-feira (25) próximas na página do Sisutec.

O Sisutec seleciona estudantes para vagas gratuitas no ensino técnico. Para concorrer, o candidato tem que ter concluido o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Esse processo de seleção faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec).

"O país necessita não só da formação de profissionais do ensino superior, mas também do nível técnico, que é tão importante quanto o superior em várias áreas do país", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo ele, a intenção é formar mão de obra qualificada para atuar em diversas áreas do mercado.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10% e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

A maior parte das vagas, 247.888, é ofertada por instituições particulares. Depois, vêm estabelecimentos ligados ao Sistema S, formado pelo Sesi, Senai e Senac, com 30.996 oportunidades. As instituições públicas – institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais – têm o menor número, 10.457. Apesar disso, Paim entende que há um incentivo para que as instituições públicas ofereçam também cursos técnicos em áreas semelhantes às existentes nos cursos, aproveitando a mesma estrutura.

Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. Nas instituições federais, será seguida a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), pela qual 50% das vagas destinadas às escolas públicas têm de ser preenchidas por candidatos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo e negros e indígenas têm reserva de vaga.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

Em seguida, as vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.

Acompanhe tudo sobre:Cursos técnicosEducaçãoEducação no BrasilEnemMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame