Brasil

Servidores do Tesouro Nacional vão parar na sexta-feira, avisa sindicato

A ação faz parte da pressão que a categoria tem feito desde janeiro ao governo de Jair Bolsonaro por reajuste salarial

Tesouro Nacional: as ações foram deliberadas em assembleia geral extraordinária nesta semana (Adriano Machado/Reuters)

Tesouro Nacional: as ações foram deliberadas em assembleia geral extraordinária nesta semana (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de março de 2022 às 11h17.

Última atualização em 24 de março de 2022 às 11h49.

Priorizar nos meus resultados Google

Os servidores do Tesouro Nacional vão parar na sexta-feira, 25, e nada vai funcionar no órgão nesse dia, avisa a Unacon Sindical que representa auditores e técnicos federais de finanças e controle. A ação faz parte da pressão que a categoria tem feito desde janeiro ao governo de Jair Bolsonaro por reajuste salarial.

Além disso, a partir desta quinta-feira, 24, começa no órgão a chamada operação padrão, que afetará todas as áreas do Tesouro. A Unacon ainda não sabe dizer quais atividades serão paralisadas ou impactadas.

Também nesta quinta, servidores do Tesouro vão desistir formalmente das funções de substituições. Na prática, explica o sindicato, isso significa que os secretários, subsecretários e coordenadores ficarão sem seus substitutos. "O termo já tem adesão de 80%", diz a entidade. "Esse é um passo que antecede a entrega de cargos, que também já tem adesão de mais de 50%."

As ações foram deliberadas em assembleia geral extraordinária nesta semana. Os próximos passos da mobilização serão definidos em uma nova assembleia na terça-feira, 29.

A Unacon diz que a remuneração dos servidores está congelada há mais de três anos e que o valor real dos salários dos auditores e técnicos federais de finanças e controle é o menor dos últimos 15 anos.

"E com a aceleração em curso da inflação, as perdas acumuladas podem chegar a 40% ao fim de 2022", calcula a entidade.

Acompanhe tudo sobre:Tesouro NacionalGrevesSindicatos

Mais de Brasil

Flávio Bolsonaro muda discurso e agora fala em pedido de cassação da chapa de Lula

Augusto Cury parabeniza Lula pela vitória e pede que presidente governe para 'todos os brasileiros'

Moraes determina que Flávio entregue passaportes em 24 horas e proíbe contato com Willer Tomaz

Alckmin diz que fala de Trump sobre eleições brasileiras é 'totalmente equivocada'